segunda-feira, 5 de março de 2012
Apple: Formato de áudio HD deve ser mostrado semana que vem
A Apple está trabalhando em um novo formato de arquivos de áudio que irá oferecer um ‘streaming adaptativo’ para fornecer arquivos de baixa ou alta qualidade aos usuários de seu serviço iCloud.
O novo formato poderia significar que os usuários podem receber áudio de alta definição ao carregar um arquivo para um iPhone, iPad ou iPod Touch. Como alternativa, ele poderia oferecer um serviço de streaming – como o já provido pelo Lala.com, a empresa de streaming musical e armazenamento online que a Apple adquiriu no fim de 2009.
O novo sistema se ajustaria à capacidade de tráfego e armazenamento no dispositivo recipiente,
Acredita-se que a Apple irá usar o novo tipo de formato para fazer um upgrade em seu serviço iTunes Match, que permite aos usuários re-carregar músicas do iCloud para seus aparelhos da Apple.
Uma fonte com conhecimento interno do processo diz que a Apple pediu a um estúdio de Londres que preparasse arquivos de áudio para um novo formato de streaming que se adaptasse a especificações de tráfego ou de hardware.
“Do nada, todo seu áudio do iTunes está em alta definição ao invés de em AAC. Os usuários não teriam que encostar em nada – toda sua coleção melhoraria em um instante,” disse a fonte, que pediu anonimato.
Potencialmente, ele permitira a um usuário de iPhone acessar tipos menores de arquivo para evitar usar banda de internet móvel, mas o permitiria usar uma conexão rápida para fazer o download ou o streaming de música com qualidade de estúdio.
Não está claro se os arquivos irão converter-se para os tipos menores como AAC em tempo real, ou se a Apple vai converter o arquivo ‘master’ para várias qualidades diferentes mediante disponibilização no iTunes.
Solicitado a comentar, a Apple disse que ‘não comenta boatos nem especulações’
.
O timing da comissão da Apple sugere que a empresa exibirá a nova tecnologia de streaming junto com o anúncio da terceira geração de seu tablet, o iPad, o que deve acontecer no dia 7 de março. Não está claro se o áudio será enviado em tempo real e competiria com o Spotify, ou simplesmente carregaria uma cópia para o aparelho visando consumo posterior.
Em janeiro, o músico Neil Young afirmou que Steve Jobs tinha se interessado em desenvolver opções de áudio em alta definição para combater a perda na qualidade de áudio quando arquivos são comprimidos. “O que as pessoas recebem em um MP3 é 5% do que fazemos originalmente no estúdio,” ele disse. “Nós vivemos na era digital, e infelizmente, ela está degradando nossa música, e não a melhorando.”
Um relatório na semana passada sobre a Ars Technica detalhou manobras recentes pela Apple para encorajar a produção de arquivos no padrão 24-bits/96KHz. Isso significa que o áudio é sampleado e digitalizado 96000 vezes por segundo e encodado com precisão de 24-bits, permitindo 16.7 m níveis diferentes de volume. Quando fornecida por meio de CDs, a música é remixada para a precisão de 16 bits, permitindo 65, 536 níveis de volume, e sampleada a 44.1 kHz, o que a teoria mostra que é suficiente para encodar qualquer som até 20 kHz, o limite da audição humana. Uma página especial do iTunes mostra conteúdo que foi masterizado especificamente para a plataforma. Os estúdios de gravação geralmente gravam em 24-bits, e enquanto 44.1 KHz é o suficiente para gravar qualquer som audível, alguns estúdios usam 96 KHz para garantir qualidade.
A Apple emitiu um conjunto de diretrizes para masterização de arquivos para o iTunes, o que aponta para o potencial de conectividade entre o iCloud e os aparelhos com iOS: “À medida que a tecnologia avança e banda larga, vida de baterias, e poder de processamento aumentam, manter os masters de qualidade mais alta em nossos sistemas permite tomar plena vantagem das melhorias futuras em sua música,” diz o guia. “Esses masters têm relevância – especialmente dada a mudança para a nuvem em aparelhos pós-PC.”
Oferecer áudio de alta-qualidade pode ajudar a combater a pirataria musical ao atrair fãs para o iTunes, mas a fonte afirma que os reais vencedores aqui serão os estúdios de masterização.
“Chegou o dia do pagamento para os engenheiros de masterização”, ele disse. “Poderia haver demanda para que milhares de álbuns fossem remasterizados, e a mais de 3 mil reais cada masterização, vai ser um belo fôlego para a indústria fonográfica.”
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