domingo, 2 de outubro de 2011

Helloween: algumas curiosidades sobre a banda e álbuns

Quando Weikath conheceu Kai, Markus e Ingo, eles estavam tocando Gorgar num barzinho em Hamburgo.

Walls of Jericho
O monstro na capa era para ser o mascote do Helloween, mas acabou virando o do Gamma Ray.

Michael Weikath fez o conceito da capa.

A música Metal Invaders da compilação Death Metal é diferente da do WoJ. Eles a refizeram totalmente.

O vinil de Judas contém um medley engraçado de músicas de Natal. Eles fizeram isso para convidar Michael Kiske para a banda, para introduzi-lo, pois foi a primeira música que ele cantou com o Helloween.

As músicas ao vivo do EP Judas foram gravadas em estúdio, e depois eles adicionaram efeitos de platéia. O mesmo para Heavy Metal Is the Law.

O arroto no começo de Starlight é do Chris Boltendahl (Grave Digger)

Keeper of the Seven Keys Part I :

Kai Hansen fez o conceito de capa da parte 1.

Michael Weikath não tocou nenhuma guitarra rítmica. Tommy Hansen tocou para ele.

Savage era para ser uma brincadeira e virou um b-side. Kiske queria zoar o thrash metal e no final todos gostaram da música.

Markus conheceu Jorn Ellenbrock (tecladista) num acampamento de férias.

Kai fez os vocais na demo de Dr Stein. E ficou parecido com Judas Priest. Depois, quando Kai entrou no estúdio depois de eles terminarem a versão final, ele perguntou: Essa é a Dr Stein? Cara, não parece mais com Priest.

Dr Stein e Heavy Metal Hamsters eram para ser b-sides. Ao passo que Weikath queria que Livin Ain’t No Crime fosse um single, e ela acabou virando b-side.

Eagle Fly Free é a música favorite do Helloween tanto do Michi quanto do Andi.


Pink Bubbles Go Ape :

Foi gravado no Puk Studio, na Dinamarca, por três meses. Foi o álbum mais caro do Helloween, em torno de 400.000 libras.

Antes de escolherem o titulo, Michi e Weiki tinham idéias como “Pink Bubbles Go Wild” e “Pink Bubbles Go Nuts”.

Weikath tinha a música Les Hambourgeois Walkways pronta para o KOTSK part I, mas Hansen não a aceitou, então eles fizeram Follow the Sign no lugar, que é similar. O título foi inspirado por Parisienne Walkways, de Gary Moore.

Eles tiveram que cortar a música I Don't Care, You Don't Care do album por causa do jeito que Michael Kiske cantou. Eles a usaram como b-side de single e acharam que poderia ser uma boa música para um álbum, mas não com Michael.

Eles têm uma música não-utilizada chamada City Cries que Weikath queria pôr no álbum e foi gravada com Ingo e Kiske, mas não foi terminada.

Chameleon :

Nessa época Weikath começou a trabalhar num projeto solo, pois começou a duvidar do futuro da banda. Esse álbum era inspirado por Deep Purple e muitas bandas dos anos 70. Uma música do álbum era If I Knew. Quando as coisas voltaram a ficar bem para o Helloween, ele pôs essa música no Time of the Oath porque achava que era uma boa música para a voz de Andi. A outra música era Do You Know What You’re Fighting For?, do The Legacy.

Longing foi feita em 10 minutos, com teclados e orquestra feitos por Michael Kiske com a ajuda de um software. Ele tocou violão nessa música.

First Time foi escrita quando Weikath tinha 19 anos e a tocava como abertura da maioria dos shows. É sobre a namorada loira dele.

Windmill foi gravada durante o PBGA

Ninguém da gravadora ouviu as demos, e tinham 100% do controle nas mãos.

Music foi gravada numa versão diferente com a banda Rampage no álbum Love Lights Up The Night.

Michael Weikath não tocou nenhuma guitarra em When The Sinner, Crazy Cat, In the Night, Longing, I Don't Wanna Cry No More e Step Out of Hell. Kiske tocou as guitarras rítmicas.

O logo foi feito por Weikath e o design por Kiske.

Master of the Rings :

In The Middle Of A Heartbeat é sobre a namorada de Weikath que o trocou por um cara que trabalhava com seguros porque ele ganhava mais dinheiro.

Eles só ensaiaram 2 semanas antes de entrar em estúdio.

A primeira música que Uli e Andi ensairam com a banda foi Sole Survivor.

Andi escreveu Why enquanto ainda estava no Pink Cream 69, mas eles não quiseram tocar porque acharam muito comercial.

Take Me Home foi escrita para a esposa de Roland, Silvia.

The Time of the Oath :

Os sons de batalha em Before the War foram gravados ao vivo na Iugoslávia.

A banda usou equipamentos velhos do WoJ na gravação. Também usaram esses equipamentos em algumas partes do MotR.

Sete músicas são baseadas nas profecias de Nostradamus.

Weikath deixou algumas partes em aberto em Mission Motherland para a banda interagir a fazer um pouco de trabalho de equipe.

A Million To One foi escrita para a filha do Uli.

Steel Tormentor é um tributo ao Judas Priest.

Esse é o álbum para o qual o Helloween gravou mais músicas: 20.

High Live :

Eles pretendiam lançar Eagle Fly Free como single do High Live.

Foi Weikath quem deu a idéia do titulo.

Better Than Raw :

Weikath dedicou Laudate Dominum para os fãs da Itália, Espanha, Portugal, Brazil, Argentina, Honduras, Peru e Chile. Sua primeira inspiração foi quando sua mãe tocou para ele duas músicas Laudate Dominum de Schubert e Mozart.

Hidden Answer de Grapow era para o BTR, mas foi recusada acabou indo para o Kaleidoscope. Roland levou essa música para o ensaio, mas a banda recusou porque queria uma música mais rápida, então escolheram Push.

Tommy Hansen, Uli e Jorn Ellenbrock precisaram de quase 2 semanas para trabalhar em Deliberately Limited...

Uli criou a guitarra rítmica de Push com sua técnica de snare. Foi a ultima musica que els gravaram na sessão do BTR.

Metal Jukebox :

Antes de escolherem esse titulo, eles estavam considerando Dream Concert.

Uli fez os barulhos de Mickey Mouse em Hocus Pocus.

Jan S. Eckert ensaiou com eles algumas vezes quando Markus estava de férias.

Era para ter Saturday Night, de Herman Brood, mas decidiram colocar a música do Faith No More.

Michael Weikath toca em torno de 90% das guitarras desse álbum.

The Dark Ride :

Deliver Us From Temptation foi uma das primeiras musicas gravadas, mas os empresários e a gravadora não a escolheram.

Weikath escreveu Do You Feel Good para o TRD e chegaram a começar a gravar, mas como acharam que não se encaixava, ele a guardou para depois. O mesmo para Nothing to Say, só que não começou a ser gravada.

Antes que mudassem o título para The Dark Ride, Weikath queria que All Over the Nations e Salvation tivessem letras mais negativas, mas Roy Z recusou a idéia. Então são ambas as versões originais das demos.

Antes de The Dark Ride ser proposto por Rod Smallwood 1 mês depois do fim das gravações, o título era para ser The Last Testament.

Eles planejavam lançar Mirror Mirror como single americano.

Into The Light, do Masterplan, era para estar no TDR, mas Andi não quis cantá-la.

Roland arrumou tudo com atraso e ainda estava mudando muitas partes durante as gravações no estúdio.

Weikath teve que mudar um pouco a melodia de Salvation porque Roland disse que era parecida com Father Time, do Stratovarius. Weiki ficou bravo quando Roland disse isso porque ele nunca tinha ouvido Father Time, então resolveu mudar um pouco.

O número do Mr Torture é 1-800-678-6788 -73, mas obviamente tem 2 digitos a mais. Mas se você discar isso na América do Norte, cai numa companhia chamada American Appliance.

Treasure Chest :

A versão estúdio de How Many Tears foi acidentalmente incluída ao invés da versão ao vivo do Live in the UK.

Windmill ia ser regravada com Andi nos vocais, mas o álbum tinha que ser produzido, as fitas máster tinham sido perdidas e a banda não estava em forma para gravar uma música junta.

A banda queria colocar Oernst of Life, mas as fitas máster tinham sido deletadas.

Rabbit Don’t Come Easy :

Os instrumentos de corda antes do solo de Open Your Life são violinos de verdade. Sascha contratou uma estudante de violino e a gravou em seu lugar.

Durante as gravações Sascha comprou uma sitar nova e queria colocá-la em tudo, mas Charlie só deixou em duas músicas, Never Be a Star e Sun 4 the World.

Andi escreveu Never Be a Star durante os dias de Perfect Gentleman.

Back Against the Wall era para o TDR, mas o refrão estava longe de ser terminado na época e eles não tiveram tempo de terminar.

Um riff no solo de Back Against the Wall lembra Giants.

Depois que Markus se formou em 83, começou a trabalhar como aprendiz de açougueiro desde que sua banda se separou por causa da partida de Piet Sielck para os EUA.

Markus começou a carreira numa banda punk. Ele conheceu Weikath em 83 quando entrou na banda Blast Furnace.

Foi Markus quem encontrou Michael Kiske em 86.

Markus conheceu Kai numa audição para baixista que Kai fez. “Eu conheci um cara que me disse que eles estavam procurando um baixista, aí eu disse ‘Bem, você tem um! Ele está bem na sua frente!’ Ele me deu o endereço, aí eu liguei e... bem, eu estou nessa desde então. Que dia de sorte! Imagina se eu tivesse ido em outro lugar naquele dia!”

A primeira música que Markus escreveu para o Helloween foi Shit and Lobster.

O título de Cut In The Middle foi sugerido por Weikath e não significa absolutamente nada.

Quando o Helloween não podia tocar por razões legais, Markus, Ingo e Roland Feldman formaram a banda Doc Eisenhauer e começaram a tocar em vários bares de Hamburgo. O debut deles foi lançado em 92 e se chama Alles I'm Lack.

Weikath começou a tocar guitarra aos 12 anos porque queria atrair mulheres numa fogueira de acampamento.

Andi não começou a carreira como vocalista. Ele aprendeu a tocar guitarra para tocar KISS, e acabou sendo convencido a cantar contra sua vontade.

Andi costumava compor todas as suas músicas no violão, aí Roland e Weikath tinham que adaptá-las para ficarem mais pesadas e parecidas com o estilo do Helloween.

Depois que Kiske se formou em 86, sua mãe lhe arranjou um emprego numa empresa de estufas, onde ele trabalhou por 6 meses.

Kiske fez os vocais de Time To Break Free em seu quarto.

Kiske escreveu Always nos 2 últimos meses em que esteve no Helloween.

Entre 84 e 88 Roland trabalhou como mecânico de carros ao mesmo tempo em que tocava em várias bandas locais.

Em 1980 Weikath viu a banda Rampage tocar e ficou impressionado com o trabalho de guitarras. Quando estava precisando de um guitarrista, ele ligou para Roland.

O estúdio de Roland se chama Crazy Cat por causa de seus gatos Oskar e Felix.

Roland teve algumas aulas de harmônica durante o MOTR com um guitarrista espanhol. A primeira musica que escreveu depois disso foi Still We Go.

Em 83 Sascha ganhou seu primeiro instrumento, um órgão. Ele começou a tocar guitarra com 14 anos, influenciado por seu tio Wolfgang Meinert. Em 95 ele tentou ser cantor.

Dani é o único membro que se formou em música (na Modern Music Academy, em Zurique).

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário