quinta-feira, 5 de abril de 2012

Especial - Nirvana: 18 anos sem Kurt Cobain

Há exatos 17 anos, morria, em Seattle, um dos mais revolucionários compositores, guitarristas e cantores do rock mundial, Kurt Cobain. Junto com ele sucumbiu o Nirvana, banda que trouxe de volta o bom e velho rock and roll rebelde, alto e distorcido, depois de um hiato oitentista. A sua morte, apesar de revelada (suicídio com um tiro na cabeça), ainda tem um ar meio misterioso.
Kurt sempre foi uma pessoa complicada, e sua personalidade tornou-se mais forte na adolescência. Ele conheceu a música com 14 anos, onde escolheu uma guitarra ao invés de uma bicicleta, e começou a fazer cover.

Kurt Donald Cobain nasceu em 20 de fevereiro de 1967, no Hospital Grays Harbor, em Aberdeen, Washington, filho da garçonete Wendy Elizabeth Fradenburg e do mecânico automotivo Donald Leland Cobain e uma irmã chamada Kimberly, nascida em 24 de abril de 1970.

Cobain foi criado por pais da classe trabalhadora e sua família tinha um fundo musical. Seu tio materno Fradenburg Chuck estrelou em uma banda chamada The Beachcombers, sua tia Mari Earle tocava guitarra e tocou em bandas de todo Condado de Grays Harbor, e seu tio-avô Delbert tinha uma carreira como tenor irlandês e fez uma aparição no filme King of Jazz de 1930. Cobain foi descrito como uma criança feliz, alegre e carinhosa. Seu talento como artista foi evidente desde cedo. Esse entusiasmo foi incentivado por sua avó Íris Cobain, que era uma artista profissional. Cobain começou a desenvolver um interesse pela música cedo em sua vida. De acordo com a sua tia Mari, ele começou a cantar aos dois anos de idade. Aos quatro anos, Cobain começou a cantar e tocar piano, escrevendo uma música sobre sua viagem a um parque local. Quando era novo, ouvia artistas como Ramones e cantava músicas "Motorcycle Song" de Arlo Guthrie, "Hey Jude" do The Beatles, "Seasons in the Sun" de Terry Jacks e a canção-tema do seriado The Monkees.

Seus pais se divorciaram quando ele tinha oito anos, um evento que ele disse mais tarde que teve um profundo efeito em sua vida. Sua mãe notou que sua personalidade mudou drasticamente - Cobain se tornou mais desafiador e recluso. Em uma entrevista de 1993, ele explica:

"Lembro-me envergonhado, por alguma razão. Eu tinha vergonha dos meus pais. Eu não poderia enfrentar alguns dos meus amigos na escola mais, porque eu desesperadamente queria ter o clássico, você sabe, a família típica. Mãe, pai. Eu queria a segurança, assim eu me ressenti com meus pais por alguns anos por causa disso."

Seu pai casou-se novamente com Jenny Westeby, mudou-se e ganhu a guarda do jovem Kurt. A mãe casou-se com um homem que abusava sexualmente e presenciou violências a ponto de ser hospitalizada com ferimentos graves. Logo, o jovem e feliz Kurt, tornou-se em um tortuoso, rancoroso e infeliz onde encontrava seu refugio na música. Eventualmente, seu pai e Westeby o levou a um terapeuta, que concluiu que ele estava precisando de uma única família e, não demorou muito para que sua mãe passasse sua custódia absoluta a seu pai. A rebelião adolescente de Cobain logo tornou-se muito grande para seu pai, no entanto, ele foi colocado sob os cuidados de seus diversos amigos e familiares. Converteu-se a religião cristã e frequentava casa de amigos devotos e a música "Lithium" é sobre a sua experiência de vida com a família de Jesse Reed, um de seus amigos cristãos da época. Após deixar a religião cristã, passou a interessar-se por janismo e budismo cujo o nome da banda Nirvana foi tirado do conceito budista, que Cobain descreveu como "a liberdade da dor, do sofrimento e do mundo externo", que em paralelo com a ética e a ideologia punk rock.

Expulso de casa por seu comportamento rebelde e por não procurar emprego para sobreviver, Kurt Cobain começou a viver na casa de amigos, as vezes entrava escondido no porão da casa de sua mãe e muitas vezes chegou a viver debaixo de uma ponte sobre o rio Wishkah, uma experiência que inspirou a faixa "Something in the Way" do álbum Nevermind. No entanto, o baixista do Nirvana, Krist Novoselic, disse, "Ele ficou por ali, mas você não poderia viver naquelas margens lamacentas, com a maré subindo e descendo. Aquele era seu próprio revisionismo".

NIRVANA

Kurt Cobain ganhou sua primeira guitarra com 14 anos logo começou a tocar classicos como Back in Black do AC/DC. Sem demora, começou a trabalhar em suas próprias canções. No ensino médio conheceu Krist Novoselic cujo sua mãe tinha um salão de beleza com uma sala vasia. Lá, eles tocavam sempre juntos e após algum tempo, decidiram formar uma bnada, a futura Nirvana.

O começo da carreira deixou Cobain desencantado, devido à banda ser incapaz de atrair multidões consideráveis e pela dificuldade de se sustentar. Durante seus primeiros anos tocando juntos, Novoselic e Cobain foram anfitriões de uma lista rotativa de bateristas. Eventualmente, a banda ficou com Chad Channing, com o qual o Nirvana gravou o álbum Bleach, lançado pela Sub Pop Records, em 1989. Cobain, porém, ficou insatisfeito com o estilo de Channing, levando a banda a procurar um substituto e, eventualmente, encontrando Dave Grohl. Com Grohl, a banda encontrou seu maior sucesso através de sua estreia com o grande álbum de 1991, Nevermind.

Um momento marcante na vida de Cobain foi quando ele ficou publicamente orgulhoso com a apresentação do Nirvana em um evento de apoio aos direitos dos homossexuais chamado No-on-Nine no Oregon em 1992, em oposição ao Ballot Measure Nine, que proibia as escolas do estado estadunidense de reconhecer ou aceitar positivamente os direitos LGBT. Ele realmente era contra o preconceito e durante a escola chegou a fazer amizade com um homosexual. Sofreu bullying de estudantes homofóbicos que concluiam que Cobain também era gay. Em uma entrevista de 1993 com a The Advocate, Cobain afirmou que ele era gay "em espírito" e que "provavelmente poderia ser bissexual". Ele também afirmou que ele usou um spray para pintar "Deus é Gay" em picapes na área de Aberdeen. No entanto, os registros da polícia de Aberdeen mostra que a frase que resultou em sua prisão foi na realidade "Ain't got no how watchamacallit". Um de seus diários pessoais, "eu não sou gay, embora eu desejasse ser, só para irritar esses homofóbicos".

Casamento e nascimento de Frances Bean Cobain

Courtney Love conheceu Cobain em 12 de janeiro de 1990, na discoteca Satyricon, em Portland, quando os dois ainda tinham bandas de rock underground. Love fazia avanços, mas Cobain era evasivo. No início de seu namoro Cobain não foi a encontros e ignorou os avanços de Love porque ele não tinha certeza se queria um relacionamento. Cobain disse: "Eu estava determinado a ser um solteirão por alguns meses [...] Mas eu sabia que eu gostava tanto de Courtney imediatamente que era uma luta muito difícil ficar longe dela por tantos meses". Courtney Love viu pela primeira vez uma performance de Cobain em 1989 em um show em Portland, Oregon; falaram brevemente após o show e Love desenvolveu uma paixão por ele.
No outono de 1991, os dois foram vistos muitas vezes juntos e ligados através do uso de drogas.

Casamento

Na época de uma perfomance do Nirvana no programa Saturday Night Live, em 1992, Love descobriu que ela estava grávida de Cobain. Em 24 de fevereiro de 1992, poucos dias após o término da turnê do Nirvana no Pacífico, Cobain e Love se casaram na praia de Waikiki, no Havaí.
Love usou um vestido de cetim e renda, que tinha sido da atriz Frances Farmer, e Cobain usava um pijama verde, porque ele tinha sido "muito preguiçoso para vestir um smoking". Em entrevista ao The Guardian, Love revelou a oposição ao casamento de várias pessoas: "Kim Gordon [do Sonic Youth] senta-se pra mim e diz: "Se você se casar com ele sua vida não vai acontecer, ele vai destruir a sua vida. Mas eu disse: "Seja como for, eu o amo, e quero estar com ele!... Não foi culpa dele. Ele não estava tentando fazer isso.". Semanas depois, Cobain disse que "nos últimos dois meses fiquei noivo e minha atitude mudou drasticamente", em entrevista à Sassy Magazine. "Eu não posso acreditar o quanto estou feliz. Às vezes até me esqueço que estou em uma banda, eu estou tão cego pelo amor. Eu sei que soa constrangedor, mas é verdade. Eu poderia desistir da banda agora mesmo. Não importa, mas estou sob contrato.".

Frances Bean Cobain e a batalha de custódia

Em 18 de agosto, a filha do casal, Frances Bean Cobain nasceu. Em um artigo de 1992 na revista Vanity Fair, Love admitiu ter usado heroína durante a gravidez sem saber. Love afirmou que a Vanity Fair tinha feito uma citação errada, mas o caso gerou controvérsia para o casal. Embora o romance de Cobain e Love sempre tenha sido uma atração pela mídia, eles viram-se perseguidos por repórteres de tablóides depois que o artigo foi publicado, muitos querendo saber se Frances era viciada em drogas desde o nascimento. O Los Angeles County Department of Children's Services chamou Cobain à corte, alegando que o uso de drogas pelo casal os tornaram pais inaptos. Com duas semanas de idade, a guarda de Frances Bean Cobain foi transferida para a irmã de Courtney, Jamie, por várias semanas, depois que o casal obteve a custódia em um acordo de troca, onde se submeteriam a exames de urina e visitas regulares a partir de um assistente social. Depois de meses de disputas judiciais, a custódia total da filha foi finalmente concedida ao casal.

Morte



Após uma parada da turnê no Terminal Eins, em Munique, Alemanha, em 1 de março de 1994, Cobain foi diagnosticado com bronquite e laringite. Ele viajou para Roma no dia seguinte para tratamento médico, e encontrou com sua esposa em 3 de março. Na manhã seguinte, quando Love acorda, percebe que Cobain teve uma overdose em uma combinação de champanhe e Rohypnol. Cobain foi imediatamente levado para o hospital, e passou o resto do dia inconsciente. Após cinco dias no hospital, Cobain foi liberado e voltou para Seattle. Love disse que o incidente foi a primeira tentativa de suicídio de Cobain.

Em 18 de março, Love telefona para a policia para informá-la que Cobain era um suicida e que tinha se trancado em um quarto com uma arma. A polícia chegou e confiscou várias armas e uma garrafa e pílulas de Cobain, que insistiu que não era um suicida e que tinha se trancado no quarto para esconder-se de Love. Interrogada pela polícia, Love disse que Cobain nunca tinha mencionado que ele era um suicida e que ela não tinha o visto com uma arma.

Love consegue organizar uma intervenção sobre o uso de drogas de Kurt, no dia 25 de março. As dez pessoas envolvidas na intervenção incluíam amigos do músico, executivos da gravadora, e um dos amigos mais íntimos de Kurt, Dylan Carlson. A intervenção não teve sucesso inicialmente, com uma explosão de raiva, insultos e desprezo de Cobain sob os participantes, logo depois, o músico tranca-se no quarto do andar de cima. No entanto, até ao final do dia, Cobain tinha concordado em submeter-se a um programa de desintoxicação. Cobain chegou ao Centro de Recuperação Exodus, em Los Angeles, Califórnia, em 30 de março. Os funcionários do estabelecimento não sabiam do histórico depressivo de Kurt e de suas tentativas anteriores de suicídio. Quando visitado por amigos, não havia nenhuma indicação para eles de que Cobain estava em qualquer tipo de estado negativo ou suicida. Cobain tinha passado o dia conversando com seus conselheiros sobre o seu vício de drogas e problemas pessoais, e brincou com sua filha Frances durante sua visita, o último dia que ela veria seu pai. Na noite seguinte, Kurt saiu para fumar um cigarro, em seguida, pulou um muro de seis metros de altura para deixar a instalação (do qual ele brincou no início do dia que seria estúpido tentar pular o muro). Ele pegou um táxi para o aeroporto de Los Angeles e voou de volta para Seattle, em um vôo onde estava sentado ao lado do na época baixista do Guns N' Roses, Duff McKagan . Mesmo após a animosidade entre Nirvana e o Guns, e a animosidade pessoal do próprio Cobain à Axl Rose, Kurt Cobain "parecia feliz" em ver McKagan. McKagan diria mais tarde que ele sabia com "todos os meus instintos que algo estava errado." Ao longo dos dias 2 de abril e 3 de abril, Cobain foi visto em diversas localidades ao redor de Seattle, mas a maioria de seus amigos e familiares não tinham conhecimento de seu paradeiro. Ele não foi visto em 4 de abril. Em 3 de abril, Love contactou um detetive privado, Tom Grant, e contratou-o para encontrar Cobain. Em 7 de abril, em meio a rumores Nirvana iria se separar, a banda saiu do festival de música anual de Lollapalooza.

Em 5 de abril de 1994, o corpo de Cobain foi descoberto em sua casa em Lake Washington por um eletricista que tinha chegado para instalar um sistema de segurança. Apesar de uma pequena quantidade de sangue que saia da orelha de Cobain, o eletricista relatou não ter visto qualquer sinal visível de trauma e, inicialmente, acreditava que Cobain estava dormindo até que viu a arma, uma espingarda Remington apontanda para o queixo. Uma nota de suicídio foi encontrada, dirigida ao amigo imaginário de infância de Cobain, chamado "Boddah", que dizia em parte, "Eu não tenho sentido a excitação de ouvir, bem como criar música, junto com realmente escrito... por muitos anos agora". Uma alta concentração de heroína e vestígios de Valium também foram encontrados em seu corpo. O corpo de Cobain tinha ficado deitado lá por dias, o relatório do legista estimou que Cobain tinha falecido em 5 de abril de 1994.

Uma vigília pública foi realizada para Cobain em 10 de abril em um parque no Seattle Center que atraiu cerca de sete mil pessoas em luto. Mensagens pré-gravadas por Krist Novoselic e Courtney Love, eram tocadas no memorial. Love leu trechos do bilhete suicida de Cobain para a multidão chorando e castigando Cobain. Perto do final da vigília, Love chegou ao parque e distribuiu algumas roupas de Cobain para aqueles que ainda permaneciam. Dave Grohl diria que a notícia da morte de Cobain foi "provavelmente a pior coisa que aconteceu comigo na minha vida. Lembro-me de um dia depois que eu acordei e fiquei de coração partido que ele tinha ido embora. Eu apenas senti como, 'Ok, então eu começo a acordar hoje e outro dia e ele não'.". Embora também por acreditar que sabia que Cobain iria morrer cedo, disse que "às vezes você apenas não pode salvar alguém de si", e "em alguns aspectos, você deve se preparar emocionalmente para que isso seja uma realidade." Dave Reed, que por um curto período de tempo foi o pai adotivo de Cobain, disse que "ele tinha o desespero, não a coragem, de ser ele mesmo. Depois que fizer isso, você não pode ir mal, porque você não pode fazer quaisquer erros quando pessoas te amam para ser você mesmo. Mas para Kurt, não importava outras pessoas o amavam; ele simplesmente não amava a si mesmo o suficiente."

Uma cerimônia final foi marcada para Cobain por sua mãe em 31 de maio de 1999, que contou com a presença de Courtney Love e de Tracey Marander. Com um monge budista cantando, sua filha Frances Bean espalhou as cinzas de Cobain em McLane Creek, em Olympia, a cidade onde ele "tinha encontrado a sua verdadeira musa artística."


CARTA SUICIDA




Leia a tradução da carta de Kurt Cobain

Para Boddah
Falando como um simplório experiente que obviamente preferiria ser um efeminado, infantil e chorão. Este bilhete deve ser fácil de entender.

Todas as advertências dadas nas aulas de punk rock ao longo dos anos, desde minha primeira introdução a, digamos assim, ética envolvendo independência e o abraçar de sua comunidade, provaram ser verdadeiras. Há muitos anos eu não venho sentindo excitação ao ouvir ou fazer música, bem como ler e escrever. Minha culpa por isso é indescritível em palavras. Por exemplo, quando estou atrás do palco, as luzes se apagam e o ruído ensandecido da multidão começa, nada me afetava do jeito que afetava Freddie Mercury, que costumava amar, deliciar com o amor e adoração da multidão – o que é uma coisa que totalmente admiro e invejo.

O fato é que não consigo enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo para vocês e para mim. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas sendo falso e fingindo que estou me divertindo 100 por cento. Às vezes acho que eu deveria acionar um despertador antes de entrar no palco. Tentei tudo que está em meus poderes para gostar disso (e eu gosto, Deus, acreditem-me, eu gosto, mas não o suficiente). Me agrada o fato de que eu e nós atingimos e divertimos uma porção de gente. Devo ser um daqueles narcisistas que só dão valor às coisas depois que elas se vão. Eu sou sensível demais. Preciso ficar um pouco dormente para ter de volta o entusiasmo que eu tinha quando criança.

Em nossas últimas três turnês, tive um reconhecimento por parte de todas as pessoas que conheci pessoalmente e dos fãs de nossa música, mas ainda não consigo superar a frustração, a culpa e a empatia que tenho por todos. Existe o bom em todos nós e acho que eu simplesmente amo as pessoas demais, tanto que chego a me sentir mal. O triste, sensível, insatisfeito, pisciano, pequeno homem de Jesus. Por que você simplesmente não aproveita? Eu não sei! Tenho uma esposa que é uma deusa, que transpira ambição e empatia, e uma filha que me lembra demais como eu costumava ser, cheia de amor e alegria, beijando todo mundo que encontra porque todo mundo é bom e não vai fazer mal a ela. Isto me aterroriza a ponto de eu mal conseguir funcionar. Não posso suportar a idéia de Frances se tornando o triste, autodestrutivo e mórbido roqueiro que eu virei.

Eu tive muito, muito mesmo, e sou grato por isso, mas desde os sete anos de idade passei a ter ódio de todos os humanos em geral. Apenas porque parece muito fácil se relacionar e ter empatia. Apenas porque eu amo e sinto demais por todas as pessoas, eu acho. Obrigado do fundo de meu nauseado estômago queimando por suas cartas e sua preocupação ao longo dos anos. Eu sou mesmo um bebê errático e triste! Não tenho mais paixão, então lembrem, é melhor queimar do que se apagar aos poucos. Paz, Amor, Empatia.

Kurt Cobain

Frances e Courtney, estarei em seu altar. Por favor, vá em frente, Courtney, por Frances. Pela vida dela, que vai ser tão mais feliz sem mim. EU TE AMO, EU TE AMO

LEGADO

Nos anos seguintes à sua morte, Cobain foi lembrado como um dos músicos de rock mais famosos da história da música alternativa. Foi considerado o 73º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone e o 45º maior cantor de todos os tempos e pela MTV em 7º lugar no "22 Melhores Vozes na Música". Em 2006, ele foi classificado na vigésima posição pela Hit Parader na sua lista dos "100 Maiores Cantores de Metal de Todos os Tempos".
Em 2005, um sinal foi colocado em Aberdeen, Washington, onde se lia "Welcome to Aberdeen - Come As You Are" como um tributo a Cobain. O sinal foi pago e criado pelo Comitê Memorial Kurt Cobain, uma organização sem fins lucrativos criada em Maio de 2004 em honra a Cobain. O Comitê também prevê a criação de um Kurt Cobain Memorial Park e um centro juvenil em Aberdeen. Como Cobain não tem túmulo (ele foi cremado com as cinzas espalhadas no rio Wishkah, em Washington), muitos fãs do Nirvana visitam o Viretta Park, perto da antiga casa de Cobain, no lago Washington, para homenageá-lo. No aniversário da sua morte, os fãs se reúnem no parque para comemorar a sua vida e memória.

Em meados de 2006, Cobain tomou o lugar de Elvis Presley como a celebridade póstuma mais bem paga, após a venda do catálogo de músicas do Nirvana. Presley recuperou a posição em 2007.
Uma controvérsia eclodiu em julho de 2009, quando um monumento a Cobain, em Aberdeen, ao longo do rio Wishkah, incluía a citação "Drogas São Ruins Para Você ... Elas Vão Te Ferrar" (em inglês "Drugs Are Bad For You ... They Will Fuck You Up."). A cidade então decidiu censurar o monumento e dizer "F ---", mas os fãs imediatamente escreveram as letras de volta. O monumento e a ponte tornaram-se lugares populares para os fãs deixarem tributos ao cantor.
Gus Van Sant baseou seu filme Last Days, de 2005, ao que poderia ter acontecido nas últimas horas da vida de Cobain. Em janeiro de 2007, Courtney Love começou a comprar a biografia Heavier Than Heaven para vários estúdios de cinema em Hollywood para transformar o livro em um longa-metragem sobre Cobain e o Nirvana. O videogame Guitar Hero 5 traz características de Cobain como personagem jogável. No entanto, a inclusão de Cobain encontrou-se com uma controvérsia com os colegas sobreviventes Krist Novoselic e Dave Grohl e sua esposa Courtney Love expressaram consternação com a habilidade de usar qualquer música com Cobain.

FRASES MAIS FAMOSAS DE KURT COBAIN

'' ... Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo ... ''

"Sou o pior no que faço de melhor. E por este presente eu me sinto abençoado."

“Bem, eu realmente aprendi algumas coisas e uma delas é que a felicidade não tem nada a ver com a aprovação das outras pessoas. O que é realmente importante é estar feliz com você mesmo, encontrar alguém que é importante para você e seguir adiante sem ligar para que os outros falam.”

"Estupro é um dos crimes mais terríveis da Terra. O problema dos grupos que lidam com o estupro é que eles tentam ensinar às mulheres como se defender. Enquanto que o que precisa ser feito é ensinar aos homens a não estuprar."

“As coisas tem um brilho que com o tempo se vai. Morra jovem e permaneça belo.”

"Ninguém morre virgem, a vida f*de todo mundo antes disso."

"Acordar cedo e planejar metas para cada dia vivenciado é desafiar e ter auto-confiança."

"As maiores loucuras são as mais sensatas alegrias, pois tudo que fizermos hoje ficará na memória daqueles que um dia sonharão em ser como nós: Loucos, porém, FELIZES..."

"Prefiro ser Odiado por quem sou do que ser amado por quem não sou"

"Viva a sua vida e que os outros se fodam, faça o q vc quer , seja vc mesmo"

Escultura homenageia Kurt Cobain

No ano passado em homenagem a 17 anos sem Kurt Cobain, uma foi inaugurada, em Aberdeen, Washington, sua cidade natal. A obra não é do próprio Cobain, mas de um modelo da guitarra usada pelo vocalista do Nirvana, uma Fender Jag-Stang.

Construída por duas artistas locais, a escultura está situada em um parque no norte da cidade, em um ponto que tem sido atração para fãs do Nirvana. Além disso, o local é mencionado na letra de “Something In the Way”. A guitarra de concreto tem 8,5 metros de altura, além de um trecho da letra de “On a Plain” grafado: “One more special message to go and then I’m done and I can go home”.

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário