quinta-feira, 7 de junho de 2012

Quase zero: preço de discos vem caindo faz 50 anos

As quedas mais significativas no valor de registros fonográficos de qualquer formato ocorreram ao longo da última década – em média calculada por todas as plataformas e mídias – e agora bate em pouco acima de US$ 0. Mas abra a perspectiva para cinco décadas [ou mais ou menos isso] e você verá uma desvalorização contínua e firme se desenrolando.

Eis um olhar sobre o escambo entre formatos [vinil, fita, CD, download] e a desvalorização inerente a tiracolo da canção em si. Os dados foram compilados pela Freemake, uma empresa focada em conteúdo musical gratuito – para convencer o público de que o preço ideal de uma gravação hoje em dia é zero.



Muitos tem se manifestado sobre esse assunto, incluindo alguém que lucrou muito com álbuns e compactos: ‘Tommy Boy’ Silverman. À medida que a indústria balançou do compacto pro álbum e de volta pro compacto, Silverman notou algo engraçado: o preço real de um álbum – se ajustado de acordo com a inflação – era bem mais caro no começo dos anos 60. E continha BEM MENOS MÚSICAS.

‘O primeiro disco dos Beatles nos EUA saiu em 1964 a $4.98 no varejo’, calculou Silverman. ‘Em valores de hoje, isso representaria US$ 35 por um disco de 28 minutos, mono, e de 8 faixas. ’

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário