sexta-feira, 4 de maio de 2012

História: encontradas as provas de prensagem de Ludwig Koch

Cheryl Tipp, Curadora da Wildlife Sounds, escreveu:

Uma recente visita aos porões da British Library revelou uma coleção de 30 discos de teste de um lado só relacionados à publicação de 1936 de Ludwig Koch, ‘Songs of Wild Birds’. Esse livro foi a primeira publicação de Koch depois de chegar ao Reino Unido vindo da Alemanha, onde nasceu, e constituía-se de dois discos de 78 RPM, de dois lados, acompanhados por um livro ilustrado pelo famoso ornitólogo Max Nicholson.



Na primavera de 1936, Koch e um time de engenheiros usou o gravador móvel da HMV [numa van] para coletar gravações de espécimes britânicas que tinham sido identificadas como conteúdo essencial para a publicação. A tarefa não era simples, com Koch e seu time muitas vezes insatisfeitos pelos resultados da gravação. O principal problema foi que Koch não podia ouvir a suas gravações no campo. Em sua autobiografia, ‘Memoirs of a Birdman’, Koch escreveu:

Naquela época, gravar em cera era sem dúvida o melhor método… para meu trabalho especial, contudo, isso tinha a desvantagem deu não poder tocar e ouvir ao resultado de minha gravação na mesma hora. E por muitas vezes eu ficava desapontado quando um disco shellac mal-processado era tocado!

Apesar dos muitos desafios, a tarefa foi completada no começo de junho de 1936 e o processo de seleção pôde começar. Koch tinha compilado uma grande coleção de gravações, várias centenas no total, e agora cabia a ele escolher o material para os acetatos.

Em um pequeno estúdio dentro da E.M.I. em Abbey Road, eu passei por intermináveis sessões com os cinco técnicos, Frank Chown, W. Dickson, Edward Towen, H.S. Hack, e C.J. Anderson. Foi em meados de Julho que os discos para o livro puderam ser tocados para Huxley, Nicholson e Witherby. Como eles ficaram deleitados ao ouvir, pela primeira vez, as vozes gravadas dos pássaros britânicos!

Songs of Wild Birds’ foi um grande sucesso, recebendo grandes elogios tanto da imprensa como do público, e ajudou a estabelecer Ludwig Koch como referência na gravação de sons de vida selvagem.

As gravações mencionadas acima podem ser encontradas na coleção Early Wildlife Recordings sob a entrada ‘miscellaneous’ na British Library.

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário