Programação aborda a “Cultura do mal do século” e reúne atividades que visitam esta estética, na literatura, na música e nos jogos dramáticos (RPG).
No sábado, dia 05 de maio, o SESC Carmo realiza programação especial – que integra a Virada Cultural 2012.
Nos Séc 18 e 19 viu-se surgir no cenário cultural aquele que foi posteriormente chamado Período Romântico, caracterizado pela valorização do caráter emotivo do homem, oprimido pela fria racionalidade classicista e que traz enredos sobrenaturais ambientados em cenários sombrios como castelos em ruínas e cemitérios.
A programação aborda elementos do chamado “mal do século” e reúne atividades que visitam esta estética, na literatura, na música e nos jogos dramáticos (RPG).
A partir das 18h, na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte (em frente ao SESC), o pianista Gilberto Tinetti apresenta recital que contempla “Compositores Românticos”, como Chopin, Brahms, Schumann e Liszt, cujas obras foram marcadas pelo individualismo próprio da época.
Ao mesmo tempo, na unidade do SESC, tem início a “Noite na Taverna”, atividade lítero-musical cuja ambientação é referenciada no clima do livro homônimo de Álvares de Azevedo. Além de leituras de autores da geração do “mal do século” e intervenção musical, a atividade traz cardápio inspirado nas tavernas históricas.
Às 19h20, a taverna recebe seu primeiro convidado, José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que traz toda sua presença cênica na leitura de trechos do livro "Noite na Taverna", de Álvares de Azevedo, o jovem brasileiro representante da segunda geração do romantismo no país que recebeu forte influência de Goethe e de Lord Byron, perceptível principalmente nessa coletânea de contos fantásticos de temática mórbida.
Nesse contexto, no que se refere à música, diversos compositores dos séc 18 e 19 referenciaram sua obra em elementos de temática obscura. O violinista Paganini, perpetuou o mito de que ele mesmo vendeu alma ao demônio para conquistar sua habilidade musical. Foi nesse período que o ocidente assistiu a uma super valorização do intérprete, o que levou à existência do chamado duelo musical. Têm-se conhecimento histórico de duelos entre Liszt e Thalberg, em que pronunciou-se o famoso veredicto: Thalberg é o primeiro pianista do mundo, Liszt é o único.
Desse modo, às 20h, a taverna se torna cenário de um duelo musical entre os violinistas Fábio Tagliaferri e Otávio Teco. Fábio foi apresentador do programa “Musica Ligeira”, na Clictv e desenvolve um trabalho singular com a viola de arco introduzindo esse instrumento erudito na linguagem popular tanto na interpretação como improvisação. Otávio Teço é spalla dos segundo violinos do teatro municipal.
Já às 20h30, Andre Matos, ex-vocalista das bandas Angra e Viper, lê trechos de obras de Lord Byron, uma das maiores influências de Álvares de Azevedo, e de Charles Baudelaire, o principal representante do movimento “Mal do Século”.
O cardápio temático de taverna contará com bebidas e poções cênicas baseadas na Lietratura Fantástica, como Hidromel e Poção de Mana, e será disponibilizado das 18h às 22h.
A obra coral “Réquiem em Ré Menor de Mozart” (K.626) é executado às 21h, na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte pelo o Coral Vox Anima. Trata-se de uma missa fúnebre do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, de 1791. Foi sua última composição e é considerada uma de suas mais elaboradas e famosas obras. Um detalhe mórbido que envolve essa peça é o fato de Mozart ter falecido durante sua criação, como se estivesse compondo para sua própria morte, de modo que foi concluída postumamente por seus alunos.
Das 18h às 22h, o público poderá visitar a exposição “O Universo Mágico do RPG” que, com ambientação baseada no cenário RPGístico, traz miniaturas de personagens próprios dos diversos sistemas de jogo e universos, além de figuras de histórias que inspiraram alguns RPGs, como Call of Cthulhu (H.P. Lovecraft) e Senhor dos Anéis (Tolkien).
Os visitantes vão apreciar objetos usados no funcionamento do jogo, como dados dos mais diversos formatos e quantidade de faces; artefatos utilizados em Live Actions (modalidade em que o jogo é encenado) como taças e adagas “rituais”, presentes principalmente em jogos que se passam em universos medievais mágicos, além de vestuários característicos das personagens dos universos e sistemas de jogo, como guerreiros medievais, magos, vampiros e aventureiros.
Também das 18h às 22h, ocorre “RPG e a Estética do Mal do Século”.
Estarão disponíveis mesas de jogo com diversos sistemas como “Vampiro – A Máscara”, “Dungeons & Dragons”, “Lobisomem – O Apocalipse”, “Mago – A Ascenção” e “Changeling”. Haverá mestres de jogo dedicados a ensinar possíveis novos jogadores interessados em fazer uma vivência de RPG, desde a criação e aprofundamento da personagem até as ações em si.
A Virada Cultural é um evento realizado pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em parceria com o SESC, e propõe 24 horas ininterruptas de cultura. Em sua 8ª edição, além da região central da cidade, a Virada conta ainda com atividades nos museus, teatros e centros culturais.
A programação do SESC Carmo é gratuita. O endereço é Rua do Carmo, 147, Praça da Sé. Mais informações pelo portal www.sescsp.org.br ou pelo telefone 3111-7000.
CAPACIDADE DA TAVERNA: 200 PESSOAS
Serviço:
Virada Cultural 2012
SESC Carmo - Rua do Carmo, 147 - Metrô Sé
Quando: Sábado, dia 05 de maio, das 18h às 21h
Quanto: Grátis
Fone: 3111-7000
Atendimento à imprensa:
Renato Pereira MTB 28.417
Tel. 3111-7018
Email: renato@carmo.sescsp.org.br
0 COMENTE AQUI:
Postar um comentário