sexta-feira, 27 de abril de 2012
Mötley Crüe & Dokken: a promíscua relação no começo
No começo dessa semana, como noticiamos aqui, o baixista do MÖTLEY CRÜE, NIKKI SIXX compartilhou um arquivo [via YouTube] com o áudio de um bootleg de uma apresentação da banda no Wolf & Rissmiller’s Country Club em1981 [clique AQUI para conferir].
A segunda música do show em questão é anunciada pelo vocalista VINCE NEIL como sendo ‘Two Timer’, mas seu título também foi dado como ‘Hard Sensation’.
‘Two Timer’ aparece no álbum solo de HERMAN ZE GERMAN, ‘Nip In The Bud’. Herman Rarebell – seu nome de batismo – era mais conhecido ser baterista dos SCORPIONS [de 1977 a 1995]. O vocalista DON DOKKEN gravou a maior parte dos vocais de ‘Nip In The Bud’. Então vamos ligar os pontos.
GREG LEON [proveniente do SUITE 19] era originalmente o segundo guitarrista do Mötley Crüe [não se você perguntar a Nikki, que afirmará que ele e Mick Mars jamais ensaiaram juntos]. Ele foi despedido da banda e entrou para o Dokken pouco depois. Assista a um vídeo do Dokken com Greg Leon tocando ‘Young Girls’ em 1982 abaixo:
Notem como essa música é parecida com ‘Looks That Kill’ [de ‘Shout At The Devil’, do Crüe]. Isso foi antes do Crüe debutar ‘Looks That Kill’ no réveillon de 1982/83.
A banda de Mick Mars tocava ‘Hard Sensation’ em 1981, antes de Don Dokken gravá-la para o álbum solo de Herman Ze German, também em 1981.
Ao longo dos anos, uma demo do Dokken circulou pela mão dos fãs com a faixa ‘Breaking The Chains’, que também aparecia no fim de uma demo do Crüe da época de ‘Shout At The Devil’ [pra quem chegou a trocar K7s até meados dos anos 90, deve se lembrar que mesmo com a chegada da internet, eram comuns as discussões entre fãs nos fóruns sobre quem de fato executava a música naquelas fitas.]. Nikki teria dado uma cópia dessa demo a amigos em um bar de Sunset Strip e ela foi amplamente pirateada. De fato, a voz lembra muito a do Vince Neil jovem cantando ‘Breaking The Chains’, mas os representantes da banda sempre negaram veementemente que a faixa pertencesse a eles.
Tanto o Dokken como o Mötley foram contratados pela [gravadora] Elektra ao mesmo tempo. O álbum de estréia do Dokken, ‘Breaking The Chains’ saiu depois de ‘Shout At The Devil’ em 1983.
Analisando os fatos, ainda restam as seguintes dúvidas:
Foi Greg Leon quem escreveu a música de ‘Looks That Kill’?
Quem de fato compôs ‘Breaking The Chains’ e ‘Hard Sensation’?
O que o staff da Elektra fazia com o Mötley e o Dokken nos bastidores?
Ah sim, a produção de ‘Breaking The Chains’ [o álbum] foi de Michael Wagener, que também desempenhou a mesma função na versão da [gravadora independente] Leathür Records de ‘Too Fast For Love’.
0 COMENTE AQUI:
Postar um comentário