sábado, 17 de dezembro de 2011

RockNews: Thiago Bianchi, do Shaman, fala sobre a cena do metal brasileiro

A RockNews! realizou uma entrevista rapida pelo Facebook, com o vocalista da banda Shaman, Thiago Bianchi. O rapido Bate-Papo foi sobre "A Cena do Metal Brasileiro". 
Confira Abaixo: 

RN: Você concorda com o polêmico video de Edu Falaschi?

Thiago Bianchi: Hum. isso num dá 3 minutos.. mas sim 3 dias.. haha

RN: Queremos saber, seu ponto de vista, digamos "na epoca André Matos", na epoca quando o Angra e outras bandas tambem, como o Shaman, lotavam locais de shows, como o Credcard Hall em São Paulo. Sobre o que você acha, diante do publico nao comparecer mais como antigamente.
 
Thiago Bianchi: Ah.. ok.. Bom.. os tempos são outros.. o público de metal não se reciclou. simples assim.

RN: As pessoas por aí, dizem que, no Rock in Rio, Edu Falaschi acabou com a cena do metal brasileiro, com a sua voz no festival, o que você acha sobre a visão dos fãs desse lado?

Thiago Bianchi: Ele não se preparou como deveria, ao meu ver ... mas isso é bom.. pois nada como um TRANCO pra acordar as pessoas.. com certeza vai voltar mto melhor agora ..

RN: Vocês, musicos brasileiros, se dão melhor com o publico "gringo"? vocês lotam casas de shows? possuem um publico de mais ou menos quantas pessoas fora do brasil?

Thiago Bianchi: Sim.. eles respeitam MUITO mais.. é só vc conferir nosso dvd SHAMAN & ORCHESTRA.. Num festival onde tinha.. NIGHTWISH, BLIND GUARDIAN, EUROPE... Encerramos a noite com orquestra.. ninguém arredou o pé.. e ficaram curtindo.. até o fim. isso no brasil, nao aconteceira..

RN: Na sua opiniao, o que você acha sobre os 100 pagantes, no show da nova banda de Andre Matos com musicos no qual possuem nome no "power metal", o Symfonia?

Thiago Bianchi
Hum.. Achei o disco ruim.. então acho equivalente ao disco. mas acho pífia a participação do público pela moral dos músicos..

RN: Você acha que, após a polemica de Edu Falaschi, o publico brasileiro acordaria para a realidade, nos proximos shows das bandas brasileiras?

Thiago Bianchi: Já passei um pouco por isso... concordo em partes com oque ele disse.. mas com contra-pontos..

RN: O que você acha sobre o Metal Open Air? acha que será uma experiencia agradavel, ou mais uma tentativa de agradar o publico brasileiro?

Thiago Bianchi: O importante numa hora dessas, depois de uma crítica pesada a sociedade, é que você se posicione com atitudes que mostrem movimentação em prol de uma evolução ao que foi criticado.. é importante que mostre saidas e opções de melhora para oque você criticou.. quando passei por isso.. me engajei em melhorar a cena.. com um dia que celebrasse nosso metal.. com discos que celebrassem nosso celeiro.. e um show que mostrasse a força de nosso país na cena metalica mundial.. é fundamental que o Edu, mostre algo a mais de uma simples crítica.. como ATITUDE. o MOA é uma grande iniciativa. Estou 100% prol MOA.

RN: Por que você acha que o brasileiro tem tanta mania de pagar de underground. O por que quando uma banda fica famosa o brasileiro diz que ela se vendeu e que traiu o movimento?

Thiago Bianchi: não isso é passado. acho que as pessoas hj em dia.. criticam quando a banda não fica grande.. Como o SHAMAN.. que por conta de não aparecermos na globo hoje em dia.. como era antigamente.. por conta da abertura dada pela própria emissora.. tem gente que critica.. o brasileiro esta acostumado a ser estuprado pelos gringos e pela mídia.. ele espera a globo dizer oque é bom.

RN: André matos possui uma amizade muito grande Com tobias, do avantasia.. e muitos dizem que caso a carreira de andré matos, no sentido "criar bandas" não der certo, ele correrá atrás de Tobias. Isso é o que o publico diz. Você acha que chegará uma hora em que, para atrair os fãs brasileiros, será preciso uma, ou duas atrações internacionais? como em um show do shaman com Tobias e Andi Deris do Helloween?

Thiago Bianchi: Bom.. somos herdeiros de um sistema de colônia de exploração.. e não povoamento como nos EUA.. está no DNA do Brasil, achar que os Gringos são melhores e maiores do que nós.. e aparentemente esse geração que está ai.. não conseguiu achar seu próprio nariz... Enquanto isso existir.. O brasileiro não vai dar o devido valor ao que é seu.

Thiago Bianchi: Isso tirando a massa que se alimenta do conteúdo gerado pela grande mídia, que tem em sua agenda, somente o comprometimento com o controle dessa mesma massa. através do futebol e das novelas.. emburrecendo o país.. cuidando pra que ele num se preocupe com o acontece no planalto.. e sim com seu time, ou com quem "matou Odete Roytman."

RN: Ao seu ponto de vista, quais diferenças você consegue enchegar com o publico brasileiro e o publico europeu?

Thiago Bianchi: Hum.. Praga é top. São mais respeitosos e curiosos..

RN: Para finalizar essa entrevista, Thiago, O que você espera do publico brasileiro daqui pra frente? espera que ele possa progredir com relação ao trabalho que vocês fazem por nós, fãs brasileiros, tentar agrada-los cada vez mais, ou irão abrir mãos?

Thiago Bianchi: Vamos continuar fazendo oque sabemos fazer.. Música. O brasileiro é preconceituoso, mas ao mesmo tempo apaixonado.. é só ter um pouco de paciência em estudar o novo.. q com certeza saberá oque é bom.. oque fazemos é bom. aos poucos todos estão entendendo isso.. se até o OBAMA se rendeu.. nós mesmos, certamente, tbm não ficaremos pra trás..

RN: Muito Obrigado, e até mais! a Rocknews deseja tudo de bom para você, os musicos do Shaman, e todas as bandas Brasileiras.

Thiago Bianchi: o mesmo man! tâmo junto e mixed.. haha. abraços!


1 COMENTE AQUI:

  1. Não acrescentou muito. Mas é por aí!
    O destaque da fala - pra mim -, o que já é
    alguma coisa, foi simplesmente:
    [...]aparentemente esse geração que está ai.. não
    conseguiu achar seu próprio nariz... Enquanto isso
    existir.. O brasileiro não vai dar o devido valor ao que é seu.
    Isso tirando a massa que se alimenta do conteúdo
    gerado pela grande mídia, que tem em sua agenda,
    somente o comprometimento com o controle dessa mesma
    massa. através do futebol e das novelas.. emburrecendo
    o país.. cuidando pra que ele num se preocupe com o
    acontece no planalto.. e sim com seu time, ou com
    quem "matou Odete Roytman."

    Letícia Smith

    ResponderExcluir