domingo, 6 de novembro de 2011

Pega Ladrão: UMG repassa 8 centavos de cada download de 99 cents

Pelo menos de acordo com documentos de um tribunal federal estadunidense protocolados na última quarta-feira pelos advogados de [o rapper do grupo PUBLIC ENEMY] Chuck D. A discriminação detalhada mostra que pra cada 1000 downloads vendidos no iTunes, um artista contratado pelo Universal Music Group recebe US$ 80.33 [cerca de 140 reais ao câmbio de hoje]. E isso depois que o selo ainda coleta uma ‘Taxa de Contenção para Discos para Audiófilos’ de 25% assim com outra de 15% referente à ‘Dedução de Vendas Líquidas’.

Isso quer dizer que para cada download comprado, o repasse é de aproximadamente 8.033 centavos de dólar.


Isso tudo é bem diferente do que alguém recebe de outros serviços, como o Tunecore, que repassa os 70 centavos na íntegra. Ou seja, depois de taxas anuais, e sem nada de dívidas com o marketing, mas isso renderia outro artigo.

Na verdade, a venda de um ringtone é carregada com ainda mais ingredientes artificiais, incluindo a mesma ‘dedução do pacote para audiófilos’. Na real, apesar de um preço muito maior para os ringtones [por volta de US$ 3 dólares em média nos EUA], o artista filiado a uma grande gravadora recebe uma comissão de CINCO CENTAVOS DE DÓLAR [8 centavos de Real] a cada tone vendido.

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário