terça-feira, 27 de setembro de 2011

Rock in Rio: Um balanço geral do primeiro final de semana

Os três primeiros dias de festival registraram alguns problemas, como era esperado para um evento deste tamanho. Mas em comparação com as edições anteriores, o Rock In Rio provou que é possível fazer um evento de grande porte com segurança e infra estrutura razoáveis. Abaixo, alguns comentários, pontos positivos e negativos do primeiro final de semana da 4ª edição do Rock In Rio.

Banheiros

Os banheiros são sempre uma preocupação em grandes festivais. Logo ficam imundos e sem condições de uso, o que faz com que as pessoas utilizem cantos e paredes para urinar.

A boa surpresa foi constatar que não eram banheiros químicos, mas banheiros de verdade, ligados à rede de esgoto. Ponto para a organização. Nos dois primeiros dias do evento, os banheiros operaram no limite. Já no dia 25 logo se provaram insuficientes. Antes mesmo do início das atrações principais do domingo já estavam imundos e alguns, entupidos.

Transporte

No primeiro dia do evento, foram diversos os problemas referentes a transporte. Os ônibus especiais, cuja passagem deveria ser comprada com antecedência, acabaram pegando passageiros pelo caminho e cobrando mais barato: quem comprou oficialmente pagou R$ 35,00 e passageiros de última hora pagaram cerca de R$ 20,00. Depois desses ocorridos, a Prefeitura do Rio exigiu que a Fetranspor - responsável pelo transporte na cidade - impeça os ônibus especiais de parar em pontos comuns e não pegue passageiros que não possuam o RioCard Rock in Rio.

Os funcionários responsáveis pela organização da circulação do entorno da Cidade do Rock, no primeiro dia, sexta-feira, estavam perdidos. Informações desencontradas eram comuns. Na sábado e no domingo, no entanto, o trânsito fluiu melhor na região.

Lixo

O pessoal da limpeza mal dá conta da montanha de lixo que se acumula ao longo de cada dia. Para que você tenha uma idéia do montante, só nesses primeiros três dias foram recolhidas pela Comlurb 150 toneladas de lixo - um número acima do previsto. Cerca de 250 garis trabalham na limpeza da Cidade do Rock em três turnos, durante 24 horas.

Saúde

Os seis postos de atendimento médico instalados no Rock in Rio registraram 3.373 atendimentos nos dias 23, 24 e 25 de setembro. A maioria dos casos é de queda de pressão e de pessoas que passam mal em função do aglomeramento. Há casos de excessos alcoólicos.

Segurança

Diversos furtos foram registrados no primeiro fim de semana do Rock In Rio 2011. De acordo com informações da organização, foram 238 ocorrências policiais, das quais 85 referentes a ingressos falsos. Foram apreendidas 8 armas e registradas 45 tentativas de invasão da Cidade do Rock.

Um comunicado da organização do evento informa ainda que "os incidentes que ocorreram nas filas de acesso ao Rock in Rio, a cerca de um quilômetro da Cidade do Rock, foram contornados pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e pelo BOPE, já que aconteceram em areas externas ao evento. O policiamento no entorno da Cidade do Rock já foi reforçado para garantir ainda mais segurança na chegada e na saída do público".

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário