sexta-feira, 13 de abril de 2012

Colunas - A. Deris: Guns N' Roses: como Axl decretou o fim do saudoso grupo

Durante vários anos, acompanhei notícias sobre uma possível volta dos membros originais do Guns N´ Roses. Não que os verdadeiros fãs gostem dessa forma hipócrita de ganhar dinheiro, iludindo o verdadeiro admirador da boa música. O que os fãs dos Guns acreditavam é que seria possivel ver eles novamente mostrando todo o potencial que durante algum tempo, parecia que ainda existia, já que o fim daquela banda foi tão precoce.

O texto representa a opinião do autor e não a opinião da RockNews! ou de seus editores.


Pois é amigos, se vocês tinhas esperanças digam agora adeus! Axl deixou isso muito claro ao negar a indicação do Guns N´Roses ao Hall Fame em sua carta escrita publicamente.

Gostaria de lembrar ao senhores que o indicação não quer dizer nada, pois nesse Hall Fame of Rock n´roll estão presentes artistas como Madonna e Abba. O que mostra a seriedade desse prêmio. Abba e Madonna como Rock n´roll é no mínimo falta de bom senso.

Mas não estou aqui para falar disso, vim tentar mostrar a vocês como um fã antigo do Guns, que essa banda que conhecemos hoje como Guns N´Roses é apenas uma banda de Axl Rose. Nada tem a ver com aquela banda que encantou a todos com sua energia ao vivo, os passos de Axl, a guitarra de Slash e uma fúria musical que parecia não ter fim.

Querem uma prova disso? qual é a música mais famosa do "Chinese Democracy"? A resposta: Nenhuma! Esse Guns que vive enriquecendo cada vez mais o próprio Axl é apenas um cover e muitas vezes mal feito, do antigo Guns N´Roses. Os shows são uma lástima, Axl não canta mais nada, e a banda é formada por bons músicos, inclusive DJ Ashba (que insiste em ser e tocar igualzinho a Slash, como se isso fosse possível). São meras cópias mal feitas da antiga banda que consagrou esse cantor. Lembrem-se: copiar é muito mais fácil que criar.

Slash já se juntou com Duff e Matt Sorum fazendo uma boa banda de rock, o Velvet Revolver. Está em carreira solo com um ótimo álbum lançado, elogiado pela critica e pelos fãs. E Axl fez o que? Agora vocês devem estar pensando como eu que fui fã o seguinte: É por isso que ele odeia tanto Slash. Está óbvio para quem quiser ver. O que Axl produziu sozinho? Nada de bom!

Saibam que o proprio Axl em sua carta fala em "oportunidade de negócios", só que ele esqueceu de dizer a todos que essa oportunidade beneficiou ele mesmo, que vem ganhando dinheiro a nossas custas, quando compramos um disco que é um fiasco ("Chinese Democracy") e comparecendo a seus shows que são mais fiascos ainda. Eu fiqui indignado como fã, não pela declaração de Axl que é como um todo bastante contraditório, mas com a forma como ele trata os Guns N´Roses como uma propriedade privada latifundiária, onde ele, o senhor feudal, dá ordens de como e quando a música tem que tocar. O mundo desde muito tempo deixou de ser um império dos Guns e muito menos um império de Axl Rose.

Então amigos, para terminar minha carta de indignação, peço ao senhores, tenham amor próprio como eu comecei a ter. A imagem que tenho do Guns é daquele show de Tóquio que acho que todos os fãs já viram. Essa banda cover que se apresenta como Guns N´Roses é só mais um meio de iludir, aquela que poderia ser a última ilusão: a volta daquela antiga banda que nos deixou apaixonados. Acordem! Foi isso o que Axl disse, quando jogou esse balde de água fria em nossa esperança. E como vassalo que sou desse senhor feudal, eu acordei e agora digo chega de ser explorado por alguém que não merece.

Meu parecer musical é o seguinte: O Guns N´Roses antigo ficou em minha memória vivo e ativo e o atual Guns N´Roses cover está morto e enterrado. Sou fã daquela banda como um todo e não de uma parte chamada Axl Rose. Você não precisa de mim e nem eu de você. Como foi dito em "Live and Let Die" (“Quando você tem trabalho a fazer, você tem que fazer direito”).

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário