domingo, 4 de março de 2012
Pantera: a forte ligação com o Van Halen
2012 vai ser um ano agitado para VINNIE PAUL. O ex-baterista do PANTERA e do DAMAGEPLAN lançará um novo disco com o HELLYEAH (sua atual banda que conta com o vocalista do MUDVAYNE Chad Gray e o guitarrista Greg Tibbette e o baixista Bob Zilla) em junho. Ele também passará a maioria do ano excursionando para promover o álbum. O site estadunidense NOISECREEP falou com Paul logo antes do HELLYEAH embarcar para a Austrália para suas apresentações no festival Soundwave: “Estamos todos muito empolgados em ir pra Austrália porque, além daquele lance do Shiprocked, o HELLYEAH não faz shows faz quase um ano. O Soundwave é um evento enorme e até em meus dias de Pantera, nós nunca tocamos festivais na Austrália,” Paul, de 47 anos, disse ao Noisecreep. O HELLYEAH vai embarcar numa turnê pelos EUA a partir de 10 de abril em Norfolk, VA.
Músico veterano, Paul tem excursionado desde meados dos anos 80 quando o Pantera ainda era uma banda independente na cena texana. O Noisecreep perguntou a ele se ele ainda curte assistir bandas novas quando ele está na estrada com o HELLYEAH: “Ah sim, com certeza. Olha, minha vida inteira é música. Eu amo música nova, e eu acompanho as bandas com as quais cresci.”
“Meu disco novo favorito é ‘A Different Kind of Truth’ do VAN HALEN. Eu me sinto como estivesse no colegial quando eu o coloco. Tem aquela energia e vibração dos discos clássicos deles. Mas voltando à sua pergunta, sim, eu assistirei a tantas bandas quanto for possível quando estivermos no Soundwave. È parte da diversão desse tipo de show.”
Os paralelos entre o Pantera e o Van Halen são flagrantes. Ambas as bandas foram fundadas por uma dupla de irmãos, cada um tocando ou bateria ou guitarra (Vinnie e o finado Darrell ‘Dimebag’ Abbott no Pantera, Alex e Eddie Van Halen no Van Halen) e ambas as famílias tinham um pai músico dando apoio a suas empreitadas durante suas trajetórias
“Na verdade nós nos encontramos com o Van Halen pouco antes dos terríveis eventos que levaram à morte de meu irmão.” Darrell foi baleado e morto enquanto estava no palco durante um show do Damageplan no dia 8 de Dezembro de 2004, no Alrosa Villa em Columbus, Ohio. Ele tinha 38 anos de idade.
Paul conta ao Noisecreep sobre a fatídica noite na qual ele encontrou com Eddie Van Halen pela primeira vez: “Eis que uma noite meu empresário me liga e diz que o Eddie está no Clubhouse (o bar de strip de Paul em Dallas, Texas) e que ele quer me ver. Eu não conseguia acreditar, cara! Daí eu larguei o que estava fazendo e fui direto pro bar.”
“Eu encontrei com Eddie e começamos a falar de música logo de cara. Depois de 5 minutos de conversa ele me diz, ‘Cara, parece que eu te conheci a minha vida inteira. Temos tanto em comum’! Eu não acreditava. Mais tarde, naquela noite, eu coloquei Eddie no telefone pra falar com meu irmão e eles conversaram por mais de 90 minutos.”
“O Van Halen ia tocar um show em Dallas no dia seguinte, mas o Pantera tinha um show em Boston, então não pudemos ir. Enfim, nós voltamos desse compromisso e Eddie me telefona e me diz que eles vão tocar em Lubbock e se queríamos ir de avião até lá, ele ia mandar uma limusine pro aeroporto para nos pegar. Então fomos e eu vi o Van Halen fazer a passagem de som de cima do palco. Eu e meu irmão estávamos como crianças numa loja de doces, e meu irmão me dizia, ‘Cara, se esse avião caísse e eu morresse hoje à noite, eu não me incomodaria, porque nós encontramos com o Van Halen, ’” ri Paul.
Durante os primórdios do Pantera, os irmãos Abbott ralaram tocando covers do Van Halen. “Nós também tocávamos músicas do Metallica, Def Leppard, Slayer, Motorhead, Exodus – de quem você imaginar. Eu acho que é uma das razões pelas quais o Pantera ficou tão bom.”
Uma das músicas do Van Halen que Paul costumava tocar acompanhando o disco era ‘Hot For Teacher’, do disco ‘1984’. A faixa começa com uma batida de bateria que soa como o ronco de um motor de motocicleta. “Sim, eu a tocava, tal como todo baterista fazia naquela época. Mas nós todos tocávamos errado [risos]. Você precisa mesmo de um, kit de bateria eletrônica para tocar direito. A introdução tem uma levada meio jazz que é muito legal. Mas eu me lembro de tocar aquela música nos dias de bar do Pantera e era sempre tão divertido.”
Paul espera que o HELLYEAH e o Van Halen possam fazer uma turnê juntos em um futuro próximo. “Era pra gente ter tocado junto no último outono, na Austrália, mas a turnê foi cancelada porque eles não estavam prontos ainda. Mas nós estamos sempre prontos pra eles se eles quiserem. Se Eddie, Alex, Dave ou Wolfie estiverem lendo isso agora – o HELLYEAH está pronto!”
O terceiro disco do HELLYEAH, ‘Band of Brothers’, sai no dia 5 de junho através da Eleven Seven Music.
0 COMENTE AQUI:
Postar um comentário