O vinil está oficialmente em alta, mas essa onda retro está indo além dos LPs. De acordo com dados recém-divulgados pela RIAA, as vendas baseadas nos EUA de discos de 45 RPM – categorizados como ‘singles de vinil’ – cresceram 99.6 por cento em 2011. Isso baseado no preço de varejo de unidades despachadas, o que quer dizer que isso só contabiliza coisas NOVAS – e não o volume considerável de compactos de 45 RPM empoeirados e velhos.
E a melhor parte disso? Esse formato estava em declínio desde 2001, e segundo todas as previsões, caminhava para o zero total.
Mas espere, tem mais! Porque parece também ter havido um ressurgimento dos discos de 78 rotações, ou de 10 polegadas. Nessa semana, a gravadora Tompkins Square de São Francisco começou a lançar discos de 78 RPM, especificamente para (os artistas) Ralph Stanley e Luther Dickinson. “Muitos dos novos toca-discos têm a opção 78 RPM, e muitos colecionadores de 78 RPM ouvem seus discos em equipamentos modernos”, disse o fundador do selo, Josh Rosenthal. “Tom Waits, Elvis Costello e Nick Lowe todos lançaram discos em 78 RPM recentemente. Então achei que seria divertido começar uma série deles.”
0 COMENTE AQUI:
Postar um comentário