A Rock Overdose grega conduziu uma entrevista recente com o guitarrista finlandês Timo Tolkki (STRATOVARIUS, REVOLUTION RENAISSANCE, SYMFONIA). Alguns trechos da conversa seguem abaixo.
Rock Overdose: Você anunciou sua aposentadoria após o fato de que o Symfonia não continuaria mais como uma banda, e vários fãs ficaram surpresos com isso. Qual é a história por trás disso?
Timo: Eu simplesmente disse que na atual situação do mercado, não é possível ganhar uma renda por ser um músico profissional. Minha carreira se estendeu por mais 20 anos no Stratovarius e mais alguns outros trabalhos. Então foi uma simples decisão racional. Vamos ver mais bandas deste tipo caindo nos próximos 3 ou 5 anos, simplesmente porque as gravadoras estão morrendo e a situação está piorando. Foi a mesma situação com o Revolution Renaissance. Em primeiro lugar a música está se tornando chata e previsível e em segundo lugar, está morrendo.
Rock Overdose: Então, eu suponho que você irá se concentrar em sua carreira solo a partir de agora?
Timo: Eu não sei, cara. A mesma situação aplica-se em uma possível carreira solo. Neste momento, eu não estou fazendo nada e talvez nunca vou gravar mais nada para fins comerciais. Nós teremos que ver o que acontecerá nos próximos anos.
Rock Overdose: O seu último álbum solo foi lançado em 2008, uma ópera-rock, "Saana - Warrior of Light Pt 1". Podemos esperar por uma "Parte 2" agora ou...?
Timo: "Saana" foi um álbum divertido de se fazer, pela primeira vez experimentei três vocalistas que cantam uma história. Foi muito, muito mais barato, mas ainda não mostra a minha principal mensagem, a minha filosofia de vida. Eu realmente não acho que haverá uma parte 2, mas se eu for gravar alguma coisa ainda, tenho certeza de que poderia ser algo mais rock ou talvez mais metal com algum conceito e mais dinâmica.
Rock Overdose: Existem alguns rumores de que alguns antigos membros do Stratovarius formariam um grupo chamado STRATO. Será que se eles te procurassem para tocar, você pensaria em fazê-lo?
Timo: Sim, é verdade. Nós nos encontramos muitas vezes nos últimos dois anos. Eu, Tuomo Lassila (membro fundador do Stratovarius) e Antti Ikonen fomos ver "The Wall" de Roger Waters, em Helsinki juntos. Nós conversamos sobre fazer um álbum chamado "Return to Dreamspace". Escrevi para o Stratovarius e perguntei se poderia usar o nome para este álbum, porque existe um membro fundador da banda envolvido e quem inventou o nome. Recebemos uma carta do advogado deles dizendo que seríamos processados imediatamente se usássemos o nome. Isso só mostra o quanto é triste ver que uma banda que já teve vida e alma e que agora é apenas uma franquia simples. Uma máquina de fazer dinheiro, exceto que a situação da indústria está afetando eles também. Jörg Michael (baterista) decidiu deixar a banda porque ele não estava mais gostando do tipo de música que o grupo estava fazendo. Agora ele deve estar tocando em alguma banda grega, eu acho. O Stratovarius não existirá mais dentro de cinco anos.
0 COMENTE AQUI:
Postar um comentário