Aconteceu na madrugada de Sábado para Domingo (12 de Fevereiro), a 54a edição do famigerado (e controverso) Grammy Awards. Como em todos os anos, há muita discussão sobre os artistas nomeados e, mais ainda, sobre os vencedores.
Analisando friamente, o que o evento tenta fazer é reunir os principais artistas do ano anterior e isso envolve, além da qualidade (muitas vezes, discutível), o quão grande e relevante um artista é. A sua banda pode ter lançado o melhor disco do ano, segundo votação do site “x”, mas não é isso que o levará ao Grammy.
Por essa razão, muitos artistas, principalmente no meio Metal, não levam (ou fingem não levar) o evento muito a sério e nem se preocupam com ele. De um certo ponto de vista, eles têm razão. A premiação, de forma alguma, avalia a qualidade de um artista (até porque, isso é bem relativo). Eles não estão preocupados se fulano compôs uma música que utiliza-se de inúmeros conceitos e arranjos musicais, se algo é mais complexo ou mais “completo” que outro ou se realmente há uma qualidade muito superior na música de tal banda. Nada disso. Basicamente, o que o evento faz, é tentar premiar o que houve de mais relevante na música. E isso envolve singles, vendas, etc. Goste você ou não.
Agora vamos falar dos indicados desse ano. Pegando os que nos interessa aqui, temos as seguintes nomeações:
Best Rock Performance
“Every Teardrop Is A Waterfall,” Coldplay
“Down By The Water,” The Decemberists
“Walk,” Foo Fighters
“The Cave,” Mumford & Sons
“Lotus Flower,” Radiohead
Best Hard Rock/Metal Performance
“On The Backs Of Angels,” Dream Theater
“White Limo,” Foo Fighters
“Curl Of The Burl,” Mastodon
“Public Enemy No. 1,” Megadeth
“Blood In My Eyes,” Sum 41
Best Rock Song
“The Cave,” Mumford & Sons
“Down By The Water,” The Decemberists
“Every Teardrop Is A Waterfall,” Coldplay
“Lotus Flower,” Radiohead
“Walk,” Foo Fighters
Best Rock Album
“Rock ‘N’ Roll Party Honoring Les Paul,” Jeff Beck
“Wasting Light,” Foo Fighters
“Come Around Sundown,” Kings Of Leon
“I’m With You,” Red Hot Chili Peppers
“The Whole Love,” Wilco
Ok, então vamos lá. Não precisa ser nenhum gênio para, ao menos, chutar quem poderia levar qual categoria. A mais fácil de todas (e também a que gera mais falação) é a Best Hard Rock/Metal Performance. O Foo Fighters era, sem dúvida, o maior cotado a levar. Porque é melhor? Não. Claro, há quem ache Foo Fighters o melhor. Há quem ache Mastodon o melhor, há quem prefira o Megadeth e por aí vai.
Mas é realmente isso que está sendo avaliado? Como eu disse, essa premiação envolve fatores que vão além da música. O Mastodon está numa fase excelente de sua carreira, mas, em minha opinião, ainda não a ponto de bater o Foo Fighters. O Megadeth já esteve melhor em sua carreira e, mesmo assim, não levou. E a conversa se prolonga…
Não preciso dizer que poderia estar errado em meus chutes. Mas a lógica do evento, é essa.
De qualquer forma, a cerimônia serve, no fim das contas, como uma “curiosidade” e uma avaliação dos artistas mais “bem-sucedidos” do ano. Isso é só. Não é medidor de qualidade e nem tem a intenção de ser. Portanto, antes de criticar, tente entender.
Um grande abraço!
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