quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sebastian Bach: "eu achei meu Randy Rhoads"


Por  Aaron Small

Traduzido por Nacho Belgrande

Desfrutando de uma garrafa de Luigi Bosca Malbec com SEBASTIAN BACH no Hernando’s Hideaway em Toronto, o ex-vocalista do SKID ROW – que aconteceu de estar sentado diretamente em frente à exata mesa na qual ele propôs casamento a sua agora ex-esposa Maria anos atrás – não foi exatamente uma choração de pitangas. Na verdade, foi o contrário, com Baz celebrando o lançamento de seu recém-lançado disco, ‘Kicking & Screaming’.

Eu tenho muita sorte de estar com a [gravadora] Frontiers Records, eles tiraram todas as complicações do caminho. Eles me deram um orçamento pra valer, um produtor de verdade – Bob Marlette – que já trabalhou com o SHINEDOWN e com o BLACK SABBATH; ele fez um trabalho tão bom. Eu adoro a base desse disco, ela soa tão grossa! Quando eu estou dando meus agudos, eu realmente preciso de uma base consistente na produção para contrabalancear; Bob fez um excelente trabalho. Mas a Frontier Records… eu não poderia estar mais feliz com eles. Esse é um lançamento de alta qualidade que é do calibre do que eu lancei com o Skid Row e ‘Angel Down’. Meus fãs esperam que eu tenha um lançamento de alta qualidade, mas isso custa muito dinheiro, e a Frontiers me providenciou um lançamento mundial. Eles fizeram a voz de Sebastian Bach ser ouvida em 2011. E nós não estamos fazendo apenas o CD, tem a edição de luxo que tem um DVD de uma hora de duração, filmado profissionalmente ao redor do mundo na turnê do GUNS N’ ROSES, de Bogotá na Colômbia e em San Sebastian na Espanha, e Halifax, Canadá; ficou matador!
Kicking & Screaming’ é um título muito apropriado, já que Sebastian nunca passa despercebido. Depois que a risadaria diminuiu, Bach admite, “Eu acho que parte de ser um escritor é ser organizado. Se você vai compor música, ou escrever livros, eu acho que muito disso tem a ver com ser organizado. Você tem que ter um gravador de voz ou um aplicativo em seu celular, ou um pedaço de papel e uma caneta o tempo todo. Se você tiver uma idéia, você tem de capturá-la. ‘Kicking & Screaming’ era um título que eu bolei quatro anos atrás.

Eu ouvi, eu gostei e achei que seria ótimo pra mim. Bob Marlette e [o guitarrista] Nick Sterling contribuíram com a música pra canção, e me chaparam! Eu não tinha nem letra nem melodia. Eu passei a limpo minha pilha de títulos e eu tinha escrito Kicking & Screaming. Eu disse a Bob e Nick e eles disseram, ‘Fuck Yeah! ’ Eu aprendi isso com ROB HALFORD. Uma música como ‘Desert Plains’ do [disco do JUDAS PRIEST] ‘Point of Entry’, por alguma razão, soa para mim como se ele estivesse numa planície deserta. As letras de Halford… ele tinha uma capacidade enorme de colocar letras com música que se encaixavam muito bem. 

Exciter’ soa como ‘Exciter’, ‘Painkiller’ soava como a porra dum painkiller. Havia algo na maneira que ele escrevia pelo qual eu fui muito influenciado. Eu sempre tento fazer com que as palavras se adéqüem à música de algum jeito. Como é o riff? Essa canção soa como kicking & screaming [‘chutando & gritando’]… eu não sei o porque. A música é tão subjetiva.

Tudo que você pode fazer é entrar no estúdio e fazer algo que você ame muito, muito. Você não pode tentar adivinhar o que as outras pessoas gostam; eu amo isso! Eu tenho orgulho disso! Eu sei que eu acabei de fazer o CD quando eu quero pegar você e dizer, ouve isso!
O supracitado prodígio da guitarra Nick Sterling foi recrutado por Sebastian quando tinha apenas 19 anos de idade, ele tem 21 agora. “Daí que a gente tocou no Air Canada Centre [em Toronto] quando Nick tinha 20 anos, foi ótimo – e tocamos em cada arena no Canadá. Aquela foi uma excelente turnê ano passado. Eu sempre procurei, em minha vida toda, pelo meu RANDY RHOADS. Não só Nick toca incrivelmente e escreve grandes canções, mas ele meio que parece com Randy; é louco assim. É bem parecido como quando OZZY apareceu com Randy – Randy e Nick são os jovens prodígios da guitarra. Eu sou como Ozzy – o velho louco desgraçado, e vocês todos me conhecem. Vocês todos conhecem minha voz e minha história; eu sou louco.”



Outro guitarrista, JOHN 5 das bandas de MARILYN MANSON e ROB ZOMBIE, toca em ‘Tunnelvision’ em ‘Kicking & Screaming’. “Isso rolou por meio de Bob Marlette, o produtor,” revela Sebastian. “Meu empresário, Rick Saler, estava me contando o quão incrível Bob era. Uma vez que essa é a [revista] Brave Words, eu vou te dizer algo que eu nunca disse a ninguém mais – porque vocês entendem de metal! Eu estava nervoso quanto a Bob Marlette, só por causa do disco ‘Two’ de Rob Halford. Bob me disse, ‘Cara, eu fodi com aquele disco! Eu deveria apenas ter feito um disco de rock. ’ Eu não quero mudar quem eu sou. Eu só quero por mais músicas no seu iPod que sejam como ‘Youth Gone Wild’ e ‘Monkey Business’. Algo que poucos sabem, John 5 está no vídeo de ‘Piece of Me’ do SKID ROW, antes dele virar John 5. Ele me disse, ‘Cara, vocês são minha banda favorita. ’ Nós estávamos filmando o clipe em algum lugar no sul da Califórnia, ele descobriu, veio e ficou na fila com os fãs. John 5 é um dos caras naquele clipe que faz um stage dive. Então ele me diz, ‘Sebastian, eu adoraria escrever uma música que colocasse sua voz de volta no rádio em 2011’. Eu não sei se ‘Tunnelvision’ vai me pôr no rádio, eu não presto atenção ao rádio, mas a música é pesada e legal.

Sebastian também trabalhou com Jamey Jasta do HATEBREED, mas nada da colaboração pode ser ouvida em ‘Kicking & Screaming’. “Eu tenho seis ou sete faixas que eu fiz com Jamey e Charlie Bellmore, o guitarrista dele no KINGDOM OF SORROW. É muito heavy metal, mas minha voz soa bem cantando melodicamente – baladas e limpa. Ela soa bem suja também, mas eu tenho um tom limpo que é um som especial. A música ‘My Own Worst Enemy’ é toda limpa e pura. As coisas que fiz com Jamey, eu realmente estava gritando muito. Eu só posso julgar música quando eu a ouço através de falantes. Eu posso falar sobre ela e dizer, eu curto Hatebreed, então eu vou escrever com o cara do Hatebreed. Mas talvez minha voz não seja apropriada praquilo. Eu tenho que ser objetivo, quando ouço algo. Quando eu ouço esse disco, ‘Kicking & Screaming’, ele soa incrível pra mim!
O que exatamente faz de Bach seu próprio ‘My Own Worst Enemy’? “Bem, você sabe, eu entro em encrenca, eu vou pra cadeia. Eu não tento fazer essas coisas… eu fui chamado de garoto mau do rock muitas vezes – eu não procuro por nada desse tipo. Tudo que eu tento fazer é bom. Eu nunca tento ser mau. Tudo que eu já tentei em minha vida é ser bom. Mas se alguém quiser foder comigo, eu não tenho medo. Eu posso me defender e isso pode surpreender as pessoas às vezes. Isso é o rock n’ roll. Eu cresci em Toronto. O KID WIKKED costumava tocar no The Gasworks, era uma cena pesada. Havia brigas, muita farra. Eu vim das ruas, era desse jeito.



No meio da entrevista, vários membros da família de Sebastian começaram a chegar ao Hernando’s para jantar com o parente roqueiro. ‘As Long As I Got The Music’ dá uma perspectiva sobre como é de fato a vida em turnê – sentir falta da família e dos amigos.

Todo mundo acha que sair em turnê é uma grande festa sem fim com mulheres e bebida de graça. “Tem isso, mas a bebida de graça perde o encanto depois de um tempo. Quantas vezes você agüenta cair na farra? O rock toma 100% de sua vida se você quiser fazê-lo da maneira certa; você dá tudo que tem. Mas há um lado de estar na estrada que é muito solitário; você está num quarto de hotel sozinho – Jani Lane [do Warrant] morreu em um Confort Inn sozinho com um bilhete em seu bolso que dizia ‘Eu sou Jani Lane’ e uma garrafa de vodka – puta que pariu! Isso é loucura!

De acordo com Sebastian, não parece que se passaram quarto anos desde seu disco anterior ‘Angel Down’, e seu novo lançamento. “Não, parece menos. Demorou muito pra eu fazer ‘Angel Down’. ‘Bring’Em Bach Alive’ [lançado em 1998] tinha quarto faixas de estúdio, o resto era ao vivo. Então ‘Angel Down’ foi meu primeiro disco solo de estúdio propriamente dito. Mas Nick Sterling é a razão pela qual ele saiu tão rápido. Ele entrou na minha banda e perguntava, ‘Você gosta disso? ’, ‘você gosta disso? ’ E eu pensava, porra! Você é um filho da puta fudido! Ele é prolífico!

Duas faixas bônus podem ser encontradas em versões diferentes de ‘Kicking & Screaming’: ‘Jumping Off The Wagon’ está incluída na versão CD/DVD. “Eu fiz um programa de televisão nos EUA chamado ‘Gone With Country’ – que fez os fãs de Sebastian cagarem nas calças! O mais louco é que eu ganhei o programa. Tratava-se se escrever uma música e eu escrevi uma com Jeffery Steele – ‘Battle With The Bottle’. Eu não tenho nenhuma regra. Para mim, rock n’ roll gira em torno de não ter nenhuma regra. Algumas bandas novas são tão cegas com isso – você não pode fazer isso, você não pode fazer aquilo. Pra mim, o rock n’ roll significa completa liberdade para fazer qualquer coisa que você quer fazer.

Rock n’ Roll é o meu primeiro amor. Eu não vou tentar virar country ou algo do tipo, mas eu posso fazer uma música aqui e outra ali. Eu sou fã de ALLMAN BROTHERS, NEIL YOUNG, LYNYRD SKYNYRD, MOLLY HATCHETT, BLACKFOOT. Eu só não curto regras, cara, eu curto quebrar regras.” E ‘Ain’t There Yet’ é exclusiva para o iTunes.

Você é o primeiro a me perguntar sobre isso. Há uma música que eu escrevi com Jeffery Steele e Vicky McGehee; é uma música bonita. Eu realmente gostei de ‘Battle With The Bottle’, então eu fui e escrevi mais com essas pessoas. Eu tinha um bando de demos e essa é uma delas. Tudo gira em torno de faixas-bônus hoje em dia. Então eu tive que revirar meus arquivos e achar um monte de coisas.”



Atualmente, Baz tem quatro shows nos EUA agendados para Novembro, e depois? “Vamos para a Europa em Janeiro e Fevereiro. Mas eu quero vir pro Canadá. É frustrante pra mim, porque você não pode simplesmente ligar pras pessoas e dizer, eu estou indo; os produtores têm que pedir que você venha. Eu meio que sempre luto conta o lance de Skid Row… eles apenas esperam que eu – por que o MÖTLEY CRÜE está junto, o POISON está junto, NIGHT RANGER, FOREIGNER – então eles presumem que eu vou voltar com aqueles caras. Mas pra mim, é mais significativo e mais interessante fazer música nova. 

Para eu voltar ao Skid Row, o que me deixaria realmente excitado seria fazer um novo CD do SKID ROW e então sair em turnê para divulgá-lo. Não há nada de realizante, criativamente falando, em subir no palco e tocar músicas antigas. Eu não poderia tocar nenhuma dessas músicas. Eu não poderia cantar nada de ‘Angel Down’. As músicas ‘Stuck Inside’ e ‘American Metalhead’, do ‘Angel Down’, são as duas melhores faixas no meu show.

Quando tocamos ‘Stuck Inside’ – puta que o pariu! Não tem como negar. E ‘American Metalhead’, a plateia fica retardada! Eu não consigo ver meu show sem elas.”

O GUNS N’ ROSES anunciou uma turnê pelos EUA que acontecerá ao longo de Outubro e Novembro. Considerando o quanto Baz tocou com Axl no passado, e o fato de que Axl emprestou sua voz para ‘Angel Down’, uma vaga como banda de abertura pareceria muito provável. “Sim, eu recebi uma mensagem de texto semana passada. Nada foi confirmado, mas eu realmente recebi uma mensagem dizendo, ‘nós queremos que você toque conosco’. Eu não sei quantos shows, então cruzem os dedos.”

Tal como mencionado no começo desse artigo, Baz não está mais casado com a mão de seus três filhos. O divórcio é algo bem pesado para alguém se passar, e isso teve impacto no que é ouvido em ‘Kicking & Screaming’. “Muitas as letras deste disco são sobre perder seu amor ou encontrar um novo amor. Eu estava passando por um divórcio quando eu estava bolando as músicas com Nick, e ele estava passando pelo rompimento de um namoro; ele tinha escrito umas letras que eram muito tocantes. Daí nós começamos a gravar, eu me apaixonei por essa nova moça chamada Minnie Gupta que mora em Hollywood, e é ela na capa do disco. Ela está no vídeo de ‘Kicking & Screaming’ também, ela é fabulosa! Aquela canção diz ‘Na noite, nós estaremos chutando e gritando’. Eu não estou falando sobre chutar, eu estou falando em trepar! Eu escrevi essa música para ela. A letra na segunda estrofe diz, ‘você sussurrou prendimi ora – eu estou urrando, me foda agora. ’ Ela me mandou um SMS uma vez, ‘prendimi ora’, que porra é essa? Então eu procurei no Google e significa ‘me foda agora’ em italiano. Eu achei isso demais! Eu tinha que colocar isso numa música. Eu curto colocar palavras interessantes nas músicas. Eu tenho que dar crédito a Rachel [Bolan] e a Snake [Sabo] por me ensinarem isso –e eu nunca dou crédito a eles por nada – e só por isso. Eu me lembro que quando entrei pro Skid Row, aqueles caras eram compositores muito bons e a música ‘Monkey Business’, a letra é: ‘Kangaroo Lady with her bourbon in a pouch, can’t afford the rental on a bamboo couch, collecting back her favors ‘cause her well is running dry, I know her act is terminal, but she ain’t gonna die. ’ E eu mandei, o que isso quer dizer? Nem eu entendia. Mas daí eles me ensinaram a pintar uma bela cena com palavras. Não vá atrás das palavras mais fáceis, esforce-se nelas e tente fazer uma letra interessante.

E finalmente, Sebastian dá as últimas informações sobre sua casa em Nova Jérsei que foi destruída, condenada e declarada como inabitável em Agosto devido a inundação causada pelo furacão Irene. “É algo muito difícil de falar… era o único lar que eu jamais tive. Eu estive lá por 20 anos… eu acho muito apropriado, que uma vez que nos divorciamos e o amor não estava mais na casa, que a casa fosse destruída. O quão estranho é isso: Nós estávamos juntos desde que eu tinha 16 anos, e estou com 43. Eu não podia sair daquela casa porque ela era de fato o meu refúgio do mundo, mas agora eu não tenho escolha. Minha vida sempre imitou a arte e a arte tem imitado minha vida. A primeira frase do disco diz, ‘Um louco genuíno em um mundo que eu nunca conheci, minha vida é tão mutante, aonde você vai acabar… será que você um dia saberá? ’ E daí diz no refrão, ‘Catando as sobras do passado. ’ Eu estou em minha casa, catando as sobras do passado. Na faixa ‘As Long As I Got The Music’, temos ‘Quebrado e isolado, eu não me importo, desde que eu tenha a música, você não pode me incomodar’. É isso o que eu tenho agora. Eu tenho o disco. Eu estou literalmente naufragado sem uma casa – não é louco? É como se eu estivesse profetizando minha vida; é inacreditável. Mas você não pode discutir com a mãe natureza, o que é que você vai fazer?

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário