sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ozzy Osbourne: Vômito no microfone & mijo na cadeira


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O afamado engenheiro de gravação/produtor britânico Max Norman tem servido à indústria musical por mais de três décadas. Sua expertise de estúdio, conjunto de trabalho e contribuições ao rock não têm similar [Bad Company, Ozzy Osbourne, Y&T,Loudness, Megadeth, Malice, Lynch Mob, Fates Warning, Savatage, Lizzy Borden, Coney Hatch, Ian Hunter, Sly, Grim Reaper, 220 Volt, Dangerous Toys, Armored Saint, The London Symphony Orchestra]. Dentro de cem anos, o trabalho de Max será comparado a Moisés abrindo o Mar Vermelho. A verdade é, Max Norman instrumenta o desenho de músicas que influenciaram o espírito de gerações de fãs do rock.

Max é um sujeito legal e solícito que tem um grande coração para coisas criativas e um dom fabuloso para o estúdio de gravação. Ele é um gênio. Quando você vê o logo de Max ["On Yer Bike LTD"] na contracapa de um disco, é um selo de certificação de primeira classe que aquele material é de foder! Mas controlou os botões dos maiores discos de rock da história, como as duas primeiras obras-primas triplatinadas de Ozzy Osbourne [‘Blizzard of Ozz’ e ‘Diary of a Madman’]. Aqueles não são apenas discos, são bíblias do rock. Mas trabalhou em milhares de shows ao vivo com todo mundo, desde o Uriah Heep até o Motorhead, e ele foi o homem por detrás da cortina nas sessões das infames sessões de ‘Blizzard of Oz’ no Ridge Farm Studios com Ozzy e Randy Rhoads. Vamos encarar a realidade: se o rock puro não tivesse magos como Max Norman, todo seus CDs de Metal soariam como um falante do Drive Thru do McDonald’s.

Atualmente trabalhando majoritariamente na indústria da informática, Max recebeu um jornalista da web radio KNAC de Los Angeles e passou a limpo algumas histórias de seu passado com diversos músicos, dentre eles, o príncipe das trevas. Alguns trechos da conversa seguem abaixo.

KNAC.COM: Quantos discos com OZZY você fez ao todo?
 Norman: 5 no total. Eu fiz dois discos com Ozzy no [estúdio] Ridge Farm. Em 1982 eu gravei o terceiro disco, ‘Speak of the Devil’ com o guitarrista Brad Gillis [Ozzy, Night Ranger, Vicious Rumours]. Pegamos um caminhão e o levamos até o [local de shows] Palace em Nova Iorque e gravamos ao vivo para um salão com capacidade para duas mil pessoas sentadas. Já que Ozzy estava com um orçamento apertado e cumprindo uma obrigação contratual com a gravadora Jet por mais dois discos, eles só poderiam fazer isso uma vez. Então eu fiz com que Ozzy gravasse um show inteiro à tarde sem platéia e gravar aquilo.
 
Deixa isso encostado, e se algo acontecer à noite ou se a noite não servir pra nada, pelo menos temos algo pra usar. Três das faixas naquele disco foram gravadas à tarde e não ao vivo, em frente à plateia. Se você não tiver nada pra fazer por alguns dias você pode deitar lá e ouvir ao disco com fones de ouvido e tentar adivinhar quais faixas tinham a plateia de verdade e quais não a tinham. Eu fiz o quarto disco de Ozzy, ‘Bark at The Moon’ no [estúdio] Power Station em Nova Iorque em 1983. O Ridge Farm Studio estava perdendo dinheiro naquele tempo então eu viajei de Concord para Nova Iorque para começar a mixar porque não tínhamos muito tempo. ‘Tribute’ foi o último disco que fiz com Ozzy.

 
KNAC.COM: O Ozzy não vomitou no microfone uma vez enquanto cantava no estúdio?
 Norman: Ah sim, ele fazia todo tipo de coisa assim. Se ele queria mijar no meio da tomada, ele fazia ali, bem no chão. Eu lembro que uma vez a banda de Ozzy estava em turnê na estrada e eles vieram ao estúdio por alguns dias pra gravar um lado B. Ozzy estava sentado no aquário em minha cadeira e eu estava na sala de gravação trabalhando em alguns microfones e ajustando algo. Eu voltei pra sala de controle que ficava no topo de um lance de escadas, Ozzy estava descendo e suas calças estavam inteiramente molhadas na frente.

Ele estava bem chapado, e ele diz “Tô indo pra cama”. Eu disse “OK, Ozz, te vejo depois”. Eu pensei comigo “Que zona”. Daí eu subi e sentei na cadeira da minha sala de controle e de cara pensei, “Ah, que bom e quente, acho que o Ozzy estava sentado aqui”. Daí ficou GELADO! E eu “Merda”! Eu acho que ele se aliviou nas calças e na cadeira também e eu sentei em cima. Eu tive que me aliviar e ir trocar as calças.

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