sábado, 26 de maio de 2012

Metallica: veja cena de Ulrich em filme sobre Hemingway

O álbum "Ride The Lightning", segundo lançamento do METALLICA, um dos melhores discos da banda e do Heavy Metal em si, fala essencialmente sobre a morte. Uma de suas faixas é "For Whom The Bell Tolls", inspirada (obviamente) no livro homônimo de Ernest Hemingway, escritor americano, que conta a história de Robert Jordan, personagem fictício também americano, professor de espanhol, que, ao se especializar no uso de esplosivos se vê envolvido com a guerra civil espanhola e responsável pela explosão de uma ponte. O livro, embora ficção, tem algo de auto-biográfico, uma vez que Hemingway também teve participação nesta guerra. Assim como a música, este trata com acidez da estupidez da guerra e mostra os personagens horrorizados com as atitudes que são forçados a tomar diante de inimigos que são nada mais que seus iguais.

Ao lado de Hemingway, na época de criação desta obra estava Martha Gellhorn, obstinada correspondente de guerra, com quem ele se casa em 1940, divorciando-se (a pedido dela) cinco anos depois. Cita-se que a jornalista foi sua principal inspiração nesta época, inclusive para o livro do qual estamos falando.

A HBO produziu e lançará semana que vem, dia 28 de maio, memorial day, feriado nos Estados Unidos, o filme, Hemingway & Gellhorn, que conta a conturbada relação do casal, que viajou pelo mundo, sempre em zonas de conflito, no breve período em que estiveram juntos.

A obra tem a direção de Philip Kaufman, de "Os Invasores de corpos" e "A insustentável leveza do ser" e terá Nicole Kidman e Clive Owen nos papeis do casal. O brasileiro Rodrigo Santoro também terá uma participação no papel do espanhol Zarra, um professor republicano.

Mas o mais curioso aqui é que este filme terá a participação de ninguém mais ninguém menos que Lars Ulrich, o baterista do METALLICA, como já noticiado aqui na RockNews, fechando um ciclo ao redor da renomada obra de arte.

Lars aparece como Joris Ivens, documentarista holandês que dirigiu o filme The Spanish Earth, filme institucional de 1937 a favor dos republicanos democraticamente eleitos, cujo roteiro também teria sido de Hemingway ao lado de John dos Passos, outro americano, amigo de Zarra (o papel do brasileiro Santoro).

O vídeo abaixo mostra o baterista em plena atuação no papel de diretor de cinema com Owen e Kidman.



Para maiores informações, veja o site oficial do filme:
http://www.hbo.com/movies/hemingway-and-gellhorn/index.html

Outras obras baseadas no livro de Hemingway são a música "Por Quem os Sinos Dobram", do ícone do rock nacional RAUL SEIXAS, e o premiado filme americano de 1943, adaptação do livro às telas, com Gary Cooper e Ingrid Bergman.

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário