quarta-feira, 21 de março de 2012

Tony Iommi: O acidente que lhe tirou as pontas dos dedos

Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, perdeu a ponta de dois dedos da mão direita em um acidente. Ele trabalhava em uma fábrica. Seu trabalho era soldar chapas que um colega cortava usando uma máquina. Um dia, quando seu companheiro faltou, Tony tentou operar sozinho a máquina e cortou a ponta de seus dedos anular e médio. Ele juntou os pedaços e levou ao hospital, mas não foi possível fazer o reimplante. A princípio não haveria muito problemas na hora de tocar, mas Tony é canhoto e sua mão direita trabalha no braço do instrumento. Ele usa próteses no lugar da ponta dos dedos e prefere encordoamentos mais macios por conta do problema.

Em entrevista ao Times Online em 2006, ele falou sobre seu problema.

Times Online: Qual foi o ponto em sua vida que mudou a sua carreira com a guitarra?

Iommi: Antes do BLACK SABBATH eu costumava trabalhar numa fábrica. Um dia, quando eu coloquei a minha mão em uma das máquinas, ela desceu e acabou cortando as pontas dos meus dedos fora. Eu achei que não iria tocar nunca mais. Fiquei muito triste. Mais tarde, um empresário me trouxe uma gravação de Django Reinhardt (um ícone do jazz, que tocava apenas com três dedos) e isso realmente me fez voltar a tocar.

Times Online: Como o acidente afetou o seu modo de tocar?

Iommi: Aquilo definitivamente mudou o meu estilo. Eu tive que encontrar formas diferentes para tocar os acordes e fazê-los soar bem. (Os médicos do) hospital me aconselharam a parar de tocar, mas eu não aceitava isso, então tive que arranjar um jeito para tocar confortavelmente. Eu fiz essas pontas de dedo usando um pedaço de garrafa que eu tinha derretido e que fui modelando ao redor do meu dedo. Foi um método meio rústico, mas funcionou para mim.

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário