Por Paul Resnikoff, traduzido por Nacho Belgrande
Ainda não chegamos a dias como os de (o filme) MINORITY REPORT, mas estamos a caminho. Falamos do MOGEES, um processador portátil de microfones, acionado por detecção de gestos que torna qualquer superfície em uma interface produtora de música.
Mogees é uma sigla para ‘mosaicing gestural surfaces’, e detecta vibrações gestuais específicas e então as mapeia para sons pré-definidos. Ele funciona em uma gama impressionante de superfícies, inclusive vidro, espelhos, árvores, e até mesmo bexigas.
Tal como o vídeo abaixo mostra, o Mogees deteta gestos como batidas de dedo e sons emitidos de objetos como moedas. O conceito foi criado por uma equipe de pesquisas européia que inclui Bruno Zamborlin, que está estudando várias maneiras de interação por gestos e suas implicações para a criação musical. Isso inclui a criação de instrumentos inteiramente novos, e esse campo tem aplicações que vão muito além da música. Afinal, porque ações e comandos deveriam ser necessariamente conectados de forma direta ao aparelho, laptop ou instrumento em si?
Mogees - Gesture recognition with contact-microphones from bruno zamborlin on Vimeo.
Isso levanta uma gama de interação totalmente nova, apesar das aplicações práticas mais amplas ficarem ainda à imaginação de quem quiser pensar nelas. Talvez esse campo inclua atender a um telefone através de gestos ao invés de manuseio do aparelho – ou limpar sua lixeira do computador por meio de um breve movimento.
Mais informações sobre Bruno Zamborlin e seus projetos podem ser acessadas clicando em:
http://www.brunozamborlin.com/mogees/
0 COMENTE AQUI:
Postar um comentário