sábado, 21 de janeiro de 2012

Dave Grohl: "desenterrada" opinião sobre downloads ilegais

Uma entrevista cedida pelo líder do FOO FIGHTERS, DAVE GROHL, no ano 2000, voltou a circular com sucesso pela internet devido aos recentes acontecimentos envolvendo os projetos de lei norte americanos SOPA e PIPA, que visam acabar com a quebra de direitos autorais na internet.

Quando o vocalista foi abordado sobre sua opinião a respeito do Napster, que na época era um serviço de compartilhamento de músicas – diferente de hoje, que o serviço vende músicas respeitando os direitos autorais –, Grohl declarou: “Eu acho que é uma boa ideia porque são pessoas trocando músicas. Isso não tem nada haver com indústrias ou finanças. São apenas pessoas que querem música e não existe nada de errado com isso. É o mesmo que alguém ligar a porra de um rádio; é o mesmo que alguém colocar uma fita cassete pra gravar quando a BBC toca um especial na rádio. Eu não acho que é um crime, isso tem sido assim por anos. É o mesmo que pessoas fazerem fitas umas para as outras. A indústria está se sentindo mais ameaçada porque é a rede mundial, é uma esfera maior de troca, mas eu não acho que uma coisa horrível pra caralho como dizem. A primeira coisa que deveríamos fazer é mandar todos esses milionários desgraçados calarem suas bocas e pararem com essa boiolagem devido a 25 centavos que eles estão perdendo por segundo.”

O Foo Fighters sempre apoiou o compartilhamento de músicas, pois para Grohl “o amor pela música está acima da ganância das empresas”.

Os projetos de lei seriam votados no senado americano dia 24 de janeiro, porém devido à repercussão causada, a votação foi adiada para uma data indeterminada. Diversas empresas estão contra essas leis, pois afirmam que muito além de apenas garantir os direitos autorias como pretendem, estas reprimem a liberdade de expressão na internet, indo contra a própria constituição americana. Em protesto, sites como Google, Wikipédia, Yahoo!, Facebook, Twitter, Amazon, eBay e outros seriam fechados durante o dia 23, assim como fizeram alguns destes durante o dia 18, para assim mostrarem como seria a internet caso as leis sejam aprovadas.

Recentemente o maior site de compartilhamento de arquivos do mundo, o MegaUpload, foi fechado pelo FBI, mas não devido à questões de direitos autorais e sim à acusações de corrupção e lavagem de dinheiro. No entanto, mesmo assim, foi motivo de comemoração para as indústrias do entretenimento.

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário