segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Celtic/Folk Punk/Rock

Boa noite, meus bons leitores?

Tudo no mais belo e perfeito caos?

Infelizmente fiquei ausente por um tempo, graças a dezenas de fatores, mas estou de volta e vim falar de um assunto que alguns conhecem, poucos falam, mas ninguém divulga:

CELTIC PUNK/ROCK!

(Bandas/Músicas com links diretos para o YouTube)

Nascido nos anos 80, veio com a explosão de uma banda chamada "The Pogues"(Foto ao lado). Apareceram no ano de 1982, em Londres, e o projeto visava juntar o som tradicional Irlandês a alguns elementos do Punk de raiz. Não preciso dizer que a mistura ficou animal. A animação e o clima de "bebedeira" da música Irlandesa com a energia dos "Mohawk Heads" londrinos fez um efeito diferente, mas marcante e digno de curiosidade.

Infelizmente por essas bandas Brasileiras não se vê esse som de forma tão aparente, talvez porque não tenhamos uma colônia Irlandesa muito forte, ou talvez porque as pessoas tenham uma certa resistência a conhecer o diferente.

Bandas como "Flogging Molly(foto)" e "Dropkick Murphys", são relativamente conhecidas, já que fizeram parte de grandes produções Hollywoodianas, como "Sr. e Sra. Smith" e "Os Infiltrados". E admito, são sonoridades excelentes, capazes de derrubar bandas de anos de tradição com apenas uma estrofe. O Molly com letras mais bem arquitetadas, músicos mais expressivos, estruturas musicais mais firmes, e os Murphys com uma energia incomparável, somada ao efeito da velha e boa Gaita de Foles e de um som mais pesado.

Além desses grandes nomes, temos algumas promessas em fase de crescimento, como os rapazes do "The Rumjacks". Os caras fazem um som excelente, com atenção especial para o Tin Whistle, flauta Irlandesa tradicional, que com maestria, os rapazes inseriram na distorção do Rock. Mistura espetacular, de verdade. Gravaram uma peça de arte, chamada "An Irish Pub Song" lançada em um CD de 2010, chamado "Gangs of New Holland", que já foi alvo de 372533 até o momento em que publiquei a coluna de hoje. Recomendo a todos que não conhecem o estilo.

Outra banda ainda pouco conhecida é a "Finnegan's Hell". De origem Sueca, o elenco formado em 2010 não tem nada a perder para os países de colonização Britânica no que diz respeito ao Celtic Punk: "The Molly Maguires" já teve 60406 visualizações, e tem uma sonoridade excelente. Os caras são realmente especiais, e também recomendo a todos que não curtem muito a sonoridade do Punk, já que os Suecos em questão fazem um som bem mais ligado ao Hard Rock do que efetivamente ao Punk.

Claro que não citei aqui outros bons nomes, como Flatfoot 56, The Real McKenzies, Happy Ol'McWeasel, mas acho que não há necessidade de apresentar tantos grupos.

Galera, ouçam. Dou a minha palavra de honra que se ouvirem com a cabeça aberta, se tornarão fãs desse estilo, que embora não seja tão difundido, não perde em qualidade pra nenhum dinossauro por aí.

Aos que se interessarem, há uma maravilhosa fonte de conhecimento sobre o assunto nesse LINK .

Despeço-me por aqui, meus queridos e caros seguidores semanais (ou seria mensais? hahaha),

Um grande abraço a todos, e lembrem-se

Stay Heavy \,,/

1 COMENTE AQUI:

  1. Ohoooo Mister Gabriel, muito bom seu blog viu? To lendo devagarinho pq tem muita coisa kkkkk.

    ResponderExcluir