quinta-feira, 24 de novembro de 2011

LaserDisc: A ascensão e queda do pai do CD



A tecnologia Laserdisc, que utilizava um disco translúcido, foi inventada por David Paul Gregg em 1959 [e patenteada em 1961 e 1990]. Por volta de 1969, a Phillips tinha desenvolvido um video-disc em modo refletivo, que tinha vantagens sobre a mídia translúcida. A MCA e a Phillips decidiram juntar suas forças: elas demonstraram o videodisc primeiramente em 1972. O Laserdisc tornou-se disponível comercialmente em Atlanta [EUA] no dia 15 de Dezembro de 1978, dois anos depois da introdução do vídeo cassete no formato VCR e quatro anos antes do CD, que era baseado na tecnologia Laserdisc. A Phillips produziu os players, enquanto a MCA se encarregava dos discos. A cooperação Philips-MCA não foi bem-sucedida, e se desfez alguns anos depois. Vários dos cientistas responsáveis pelos primórdios da pesquisa [Richard Wilkinson, Ray Dakin e John Winslow] fundaram a Optical Disc Corporation [que hoje em dia é chamada de ODC Numbus].



‘Two of One’ do Metallica, com as duas versões do clipe de ‘One’ – nunca lançado fora do Japão
Em 1979, o Museu da Ciência e Indústria de Chicago abriu sua exibição ‘Jornais’, que usava Laserdiscs interativos para permitir que os visitantes procurassem pela primeira página de qualquer edição do [jornal estadunidense] Chicago Tribune. Esse foi um exemplo bem inovador de acesso público a informação armazenada eletronicamente em um museu.
O primeiro título em Laserdisc produzido nos EUA foi o lançamento de ‘Tubarão’ em 1978. Os dois últimos títulos fabricados nos EUA foram ‘A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça’ e ‘Vivendo no Limite’ em 2000. O último filme lançado no Japão foi a produção de Hong Kong ‘Tokyo Raiders’. Cerca de uma dúzia de títulos ainda seria lançada no Japão até o fim de 2001. A produção de players de Laserdiscs continuou até o dia 14 de janeiro de 2009, quando a Pioneer parou de fabricá-los.



Estimava-se em 1998 que os Laserdiscs estavam em aproximadamente 2% das residências estadunidenses [aproximadamente dois milhões]. Em comparação, em 1999, os players estavam em 10% dos lares japoneses. O Laserdisc foi lançado no dia 10 de junho de 1981, e um total de 3.6 milhões de players foram vendidos no Japão. Um total de 16.8 milhões de players de Laserdiscs foram vendidos ao redor do mundo, dos quais 9.5 milhões foram fabricados pela Pioneer.



No começo do século XXI, o Laserdisc foi completamente substituído pelo DVD no mercado varejista Norte-americano, já que nem os players nem discos eram mais fabricados no continente. Os players ainda foram exportados para a América do Norte do Japão até o fim de 2001. O formato manteve alguma popularidade entre colecionadores estadunidenses, e em maior número, no Japão, onde formato sempre teve mais popularidade. Na Europa, o Laserdisc sempre permaneceu sendo um formato obscuro. Entretanto, ele foi escolhido pela British Broadcasting Company [BBC] para o projeto BBC Domesday no meio dos anos 80, um projeto voltado para escolas para comemorar 900 anos desde o lançamento do Domesday Book original na Inglaterra.

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário