quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Foo Fighters: carta aberta à banda e produtoras

Texto: Karina Diaz (Karina Marigold)
Revisão: Stella Bruk e Astor da Silva

Foo Fighters em show único no Brasil? Será o suficiente?
Onze anos praticamente se passaram desde o Rock in Rio 2001, quando o Foo Fighters ainda estava começando a se tornar uma grande banda no Brasil, e mesmo não sendo o headliner da noite de 13 de janeiro, a banda levou mais de 120 mil pessoas ao delírio tocando seus clássicos. O show foi curto e todo mundo tinha esperança de que eles voltariam em breve, fato que não aconteceu, e de lá para cá, foram 4 grandes turnês que a banda deixou de lado a América do Sul.

Finalmente anunciado o tão esperado show nos últimos anos por aqui, e como todos sabem o show ocorrerá no festival Lollapalooza, no Jockey Clube em São Paulo, o festival possui capacidade para 70 mil pessoas por dia, totalizando 140 mil pessoas. Durante a coletiva, ficou claro que o Foo Fighters  vai tocar somente em uma noite. Especula-se que a banda tem contrato de exclusividade com o Lollapalooza, sendo assim, não podem fazer show fora do festival, a não ser que aconteça algum acordo entre alguma produtora e o festival. Fato que não é fácil, pois isso poderia não gerar lucros para nenhuma das partes. A pré venda já está esgotada e, é claro que a banda que carrega o festival nas costas é justamente o Foo Fighters, o evento deveria mudar o nome para “Foolapalooza”!!

O número de fãs da banda é imenso, como podemos ver nas redes sociais uma legião de fãs que eles possuem no Brasil, e quando os shows foram anunciados, muitos acreditavam que ocorreria que nem na Argentina onde tocarão em duas noites no estádio Monumental de Nunez (estádio do River Plate), tendo a capacidade do estádio em dia de shows próximo de 74 mil pessoas, sendo 2 noites de shows por lá totalizarão 148 mil pessoas nos 2 dias de Quilmes Rock (festival onde a banda se apresentará dias 3 e 4 de abril). Fizemos um levantamento onde a banda irá passar antes de chegar no Brasil, vejamos os números:

Turnê Austrália: 5 shows. Austrália possui 21 milhões e 500 mil habitantes.
Turnê Nova Zelândia: 1 show. NZ possui 4 milhões e 268 mil habitantes.
Turnê Japão: 4 shows. Japão possui 128 milhões de habitantes.
Argentina: 2 shows. Argentina possui 40 milhões de habitantes.

Agora vejamos o número do Brasil e caiam de costas!!!!
Brasil: SOMENTE 1 SHOW PARA 195 MILHOES DE HABITANTES

Sim, gritei por se tratar da triste realidade, pois somente na pré venda, o Lolapalooza informou que o site teve 2 milhões de acessos. Agora dividamos 2 milhões de acessos para 70 mil pessoas. Chegamos ao número que 28 pessoas lutarão por um dos 70 mil ingressos, isso porque estou fazendo estimativa se tiver 2 milhões de acessos na venda geral, tendo a certeza que essa estimativa triplicará e a luta por um lugar no show do Foo Fighters será bem mais do que a proporção de 28 pessoas por ingresso. Uma dura realidade para quem espera pela banda há 11 anos.

O que nos deixa ainda mais tristes e chateados é saber que vários desses ingressos vão parar na mão de cambistas, que venderão esses ingressos pelo triplo e os sempre desesperados fãs pagarão por quanto for para realizar um sonho, além disso, se for realmente o único show no Brasil, veremos muitos fãs que nos acompanham ao longo de todos esses anos antes mesmo do site FFBR entrar no ar, em 2009, ficarem de fora.

Muitos brasileiros, assim como eu, encontraram a solução de não perder o show da banda e a solução foi atravessar a fronteira e ver os shows deles na Argentina, aproveitando que a nossa moeda está valorizada em relação ao peso. No fim, o pessoal vai acabar realmente tendo que viajar para outro país acompanhar o show deles por lá, pois 70 mil ingressos para um show do Foo Fighters no Brasil é simplesmente impossível de atender a demanda. Bandas como: Pearl Jam, Paul McCartney, Iron Maiden, Motorhead, Red Hot Chili Peppers e entre outros, sempre logram êxito na demanda de shows no Brasil…

Hey Dave!!! Você como amigo de todas essas bandas, pergunte à eles como foram os últimos shows no Brasil. Todos tocaram aqui este ano sabia? Afinal, eles tocam aqui e sempre voltam, Lemmy que, inclusive já morou no Brasil, que o diga!!!

Espero que nossa carta chegue aos ouvidos do Lollapalooza, Foo Fighters e produtoras e que eles abram mais datas pra banda, o que pelo menos amenizaria um pouco o sofrimento, e para que as produtoras se mexam e façam algo, afinal 11 anos não são 11 meses… 11 dias…

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário