Pois é, poucos devem ter entendido esse termo, até porque eu acabei de inventá-lo.
< Lee, Hendrix, Clapton e Moon em setido horário
De acordo com o dicionário Aurélio-Rock, o "Dinossaurismo" é uma doença musical que
ataca PRINCIPALMENTE rockeiros de meia idade, mas também atinge as camadas mais novas do Rock 'n' Roll. Seus sintomas consistem principalmente em:
1) Não se interessar por nenhuma banda posterior a 1999 (Sintoma inicial)
2) Repudiar qualquer banda que tenha nascido depois de 2000 (De inicial para intermediário)
3) Dizer que a banda é comercial sem ouvir uma nota sequer, só porque se iniciou de 2000 em diante (Sintoma intermediário)
4) Criticar tudo e todos que escutam algum som posterior ao Grunge (Sintoma avançado, quadro quase irreversível)
Admito: Já sofri desse mal, mas me curei.
Agora sério: Bandas mais novas sendo ignoradas e até ridicularizadas por pessoas que se prendem à velha guarda. Não acho que tenhamos hoje uma banda que tenha a capacidade de rivalizar com os grandes clássicos como Zeppelin, Sabbath, Maiden, Metallica ou Motörhead. Músicos como Hendrix, Geddy Lee, Eric Clapton e Keith Moon não nascem todo dia, e tampouco há um com tanta capacidade criativa e tanta originalidade quanto os velhos ídolos, mas daí dizer que o som dos 2000 não vale nada?
Os que atacam as bandas novas utilizam do argumento de que o Rock está morto. Mas como revivê-lo, se os novos projetos e músicos são renegados por uma parcela tão grande da sociedade Rock 'n' Roll?
Grandes bandas como "Flogging Molly"(1997), "Priestess"(2003), "Airbourne"(2003), dentre outras fizeram sua fama no começo do século XXI, e nem por isso são piores do que alguns clássicos dos 90 ou 80. No cenário nacional temos o "Hangar"(1997), o "Shaman"(2000), dentre muitas outras, que são frequentemente empurradas pras margens, como se fossem péssimas imitações do verdadeiro Rock 'n' Roll.
Pessoal, vamos nos reabilitar do "Dinossaurismo" e dar moral pro novo ! Os novos não estão aí pra subjugar os velhos, e sim pra dar aos nossos filhos a chance de escutarem um Rock 'n' Roll de primeira, de ir a um show de verdade, de terem a emoção de ficar na grade, de pegar uma palheta.
Vamos patrocinar as bandas à nossa maneira, comprar os CD's, frequentar os shows, e assim teremos a chance de ver um futuro do Rock!
É isso aí, abraços a todos e
Stay Heavy \,,/
Sem falar que tantas bandas ótimas do underground ficam fadadas a só tocar cover por causa disso.
ResponderExcluir