domingo, 30 de outubro de 2011

Ronnie Wood: as pinturas do guitarrista dos Stones

Ronnie Wood, para quem nunca ouviu falar, é o carismático músico e guitarrista do lendário conjunto de rock inglês, Os Rolling Stones, simplesmente considerada por muitos a maior e melhor banda de rock do mundo. Também é o grupo musical mais antigo em circulação e está prestes a completar 50 anos de estrada em 2012. Já está no livro dos recordes, pela sua última turnê mundial em 2006, a mais lucrativa dos últimos tempos.

Ronnie Wood ingressou na banda em 1974 para substituir o Mick Taylor, que aparentemente não agüentou o tranco ou não conseguiu se encaixar no grupo musicalmente. Ronnie Wood permanece nela até hoje. Ele nasceu no ano de 1947 na cidade de Middlesex na Inglaterra. O que pouca gente sabe, incluindo seus fãs, é que além de excelente músico, o roqueiro também pinta quadros desde os 12 anos de idade.

Seu trabalho como pintor é bastante conhecido na Inglaterra. Ocasionalmente, compartilha a sua obra em exposições, galerias e museus pelo mundo afora. Seus quadros retratam principalmente músicos e conjuntos musicais como os próprios Rolling Stones, Jimi Hendrix, The Beatles, Mick Jagger, Slash, John Lennon, Mohamed Ali, The Faces (sua antiga banda) e muitos outros. Além de personagens variados, auto-retratos e diversas paisagens que vê pelo mundo.

The Rolling Stones, Al Pacino e Robert de Niro

Ronnie Wood cresceu junto a uma família de músicos e artistas, algo que certamente o influenciou e o incentivou a explorar e desenvolver o seu talento artístico. Mesmo antes de começar a sua carreira musical nos anos 60, Ronnie teve uma educação formal e treinamentos sobre artes em geral ainda no colégio, quando ingressou na Ealling College of Arts, em Londres.

Jimi Hendrix, Mick Jagger, Slash e seu colega de banda Keith Richards

Até o começo dos anos 80, apesar de estar já muito famoso como guitarrista e membro dos Rolling Stones, Ronnie ainda não era um pintor experiente. Foi então que no começo dos anos 80, produziu seus primeiros trabalhos: Três xilogravuras e uma série de “monotypes” um tipo de gravura feita por desenho ou pintura sobre uma superfície lisa e não absorvente.

Em decorrência disso, foi com muito entusiasmo e dedicação que passou a dedicar-se mais à arte das gravuras. Aproveitou um período de férias, em 1987, um intervalo entre as longas turnês e gravações da sua banda de rock e passou vários meses imersos em um estúdio profissional de artes e gravuras ou “printmaking”, no original em inglês, para aprimorar o seu talento.

Desde então o músico tem dedicado boa parte do seu tempo ao desenvolvimento do seu tipo de arte e vem produzindo um bom número de imagens usando técnicas variadas de desenho. Também usa a pintura como terapia, o que também o ajuda a manter-se longe da garrafa. Wood é conhecido por falar abertamente de sua luta contra o alcoolismo. Ao longo dos anos seus trabalhos têm sido exibidos amplamente ao redor do mundo desde as Américas, Europa a países do oriente, inclusive no Brasil, em 1996, quando exibiu uma retrospectiva de seus trabalhos no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Ronnie Wood, por sinal, além do Rock e das artes, sempre gostou muito do Brasil e tenho certeza que das brasileiras também, assim como outro integrante dos Rolling Stones que tem um filho brasileiro. Por coincidência ou não a sua atual namorada é brasileira, chama-se Ana Araújo, é arquiteta atriz e modelo, inclusive está cotada para viver a próxima Bond Girl no 23º filme da franquia James Bond, segundo o jornal Londrino Daily Star. Olha aí as últimas dos tablóides!

O artista também aproveita as turnês mundiais com os Rolling Stones para expor. As pinturas feitas por ele já foram usadas diversas vezes como estampas para coleção, linhas de roupas e desfiles de moda. Além de possuir uma bonita galeria virtual de arte na Internet sempre atualizada com seus trabalhos mais recentes:
http://gallery.ronniewood.com/print-archives.html

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário