domingo, 11 de setembro de 2011

Mike Portnoy: "eles reescreveram o 'Images and Words'"?

O ex-baterista do Dream Theater, Mike Portnoy, comentou em um artigo escrito por um fã de longa data da banda que aponta possíveis similaridades estruturais e musicas enter o novo álbum do Dream Theater  e o álbum que levou a banda à fama, lançado em 1992, “Images & Words”.

Thiago Campos, o guitarrista/produtor/editor brasileiro da “VRA! Split-Screen Covers”, um projeto colaborativo online onde artistas diferentes gravam performances e as postam no YouTube, redigiu um artigo após chegar à “maravilhosamente chocante conclusão” de que o álbum “A Dramatic Turn of Events” inteiro – ou “no mínimo seis músicas” – foram “compostas com base na estrutura das músicas do ‘Images & Words’”. Disse ele: “Eu sei que isso pode parecer uma acusação absurda para muitos de vocês, mas eu não viria a público com essa informação se eu não tivesse feito meu dever de casa, e se eu não tivesse certeza da posição da banda de que a composição do novo álbum foi uma decisão consciente/intencional, talvez até bem humorada.”

Ele continua: “Quando eu digo que as músicas foram ‘compostas com base na estrutura’, eu quero dizer do ponto de vista dos arranjos, suas estruturas, às vezes até as orquestrações e nuances que fazer das seções o que elas são, e seus papéis dentro das músicas. Isso definitivamente não significa que eles vão soar de forma similar, porque dentro de uma dada uma diretriz de arranjo, você pode virtualmente compor uma quantidade infinita de músicas, e o pop/mainstream tem feito isso durante décadas, só para me resguardar nessa afirmação. :)

“Algumas dessas músicas são tão similares em termos de arranjos que eu fiquei surpreso por mais pessoas não terem percebido isso ainda. Outras apenas seguem uma orientação aproximada (ao menos me parece).”

Após ler o artigo de Thiago, Portnoy foi ao seu próprio forum e escreveu: “Muito bem, Thiago... Ótimo post, bastante objetivo! Eu IMEDIATAMENTE percebi tudo o que você escreveu na primeira vez que eu ouvi o álbum... E achei tudo isso muito estranho... Se eles de fato fizeram isso intencionalmente, então acho que foi uma ideia muito legal... No entanto, se eles estavam tentando desesperadamente re-escrever o passado secretamente... Humm, então não tenha sido tão legal assim... Acho que somente eles (N. do E.: provavelmente se referindo aos atuais membros do Dream Theater) irão saber a verdadeira razão disso...”

“A Dramatic Turn of Events” – que marca a estréia do novo baterista do Dream Theater – será lançado na América do Norte em 13 de setembro via Roadrunner Records.

Portnoy, que foi um dos fundadores do Dream Theater há mais de 20 anos, abruptamente deixou a banda no ano passado, enquanto estava em turnê com o Avenged Sevenfold.

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário