sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Grateful Dead: lança disco ao vivo relembrando turnê histórica de 72

O Grateful Dead revisita sua histórica turnê europeia em 1972 com o lançamento esta semana de "Europe '72 Vol. 2", que traz várias versões ao vivo de canções clássicas da banda, e de novo material.

A Reuters falou com o vocalista e guitarrista Bob Weiner sobre o álbum, e sobre como a turnê de 1972 tornou-se um momento seminal na longa carreira da banda.

P: Eu li que as faixas originais (de 1972) se perderam, mas talvez isso não tenha acontecido? Qual é a história por trás delas?

R: Elas estavam empilhadas em algum canto. Durante décadas não acho que ninguém em nossa organização tivesse alguma noção de que haveria uso para elas. Então elas não estavam na lembrança de ninguém.

P: Era raro para uma gravadora enviar uma banda para a Europa no início dos anos 70 e pedir que gravassem cada nota?

R: Foi uma decisão alcançada mutuamente. Pelo que me lembro, podemos ter tido a ideia e eles disseram que a última gravação ao vivo saiu boa o suficiente. Eles sabiam que a banda estava no sucesso naquela altura e então toparam isso. Foi uma proposta cara, tenho que dizer. Havia algum risco ali e eles têm o crédito por isso.

P: Não posso dizer que muitos grupos que surgiram naquele período de tempo tiveram o luxo ou o desejo ou o know-how para fazer algo assim.

R: Tivemos muito mais experiência com gravações ao vivo para começar. Tanto quanto posso dizer, éramos a única banda tocando em um show diferente toda noite e que tinha o repertório que nos permitia fazer isso. A Warner Bros. sabia disso. Era uma situação única e eles reconheceram isso.

P: Para os fãs aquela turnê foi ultra-especial. O que vocês acham que foi importante para vocês naquele momento?

R: Bem, nós apenas tocávamos bastante. E quando estávamos em casa, ensaiávamos. A prática faz a perfeição e estávamos em nosso jogo.

P: Aparentemente vocês tinham muita concentração, apesar de terem 25 anos e de estarem viajando pela Europa.

R: Estávamos aprendendo a escutar uns aos outros. Passamos muito tempo ouvindo juntos nossas várias fontes de inspiração. Sabíamos se um de nós estava citando algo, sabíamos imediatamente para onde iria com aquilo e nós estaríamos lá. Nós nos interessávamos apenas pela música.

P: Qual era o humor de Jerry (Garcia) durante a turnê?

R: Ah, você sabe, estávamos nos divertindo. Uma das coisas sobre a turnê era que estávamos tocando para novos rostos. Isso é tão desafiador quanto recompensador. Há um fator de diversão nisso, principalmente quando você os está animando. E estávamos fazendo isso com grande sucesso.

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário