Nesta terça-feira, Vedder está lançando o álbum Ukulele Songs, seu segundo trabalho solo, depois da trilha sonora de Na Natureza Selvagem. No disco, o líder do Pearl Jam toca músicas originais e covers. A Rolling Stone estadunidense teve a oportunidade de conversar com o músico, que começou falando sobre sua otivação para gravar o álbum e a escolha do instrumento ukulele.
"Todo esse negócio do ukulele começou como um exercício de composição, que ia guardar para mim. Estou meio que colecionando músicas há 10 anos, e só nas últimas comecei a pensar em colocá-las em um álbum. [...] Eu apenas queria que fosse aquele único som. No começo, foi meio que uma brincadeira e depois virou um desafio, um quebra-cabeças, para ver se eu conseguiria criar 11 ou 12 músicas usando apenas um ukulele. É como pintar com uma cor. Você consegue realmente apreciar as sutilezas e mudanças tonais", explicou.
Quando questionado sobre a música "Blue Red and Grey", do The Who, uma das mais famosas músicas de rock a utilizar um ukulele, Vedder admitiu a fonte de inspiração. "Sim, ouvir essa música quando eu tinha uns 13 anos legitimou o instrumento, é simplesmente uma música linda. Os acordes iniciais [de "Soon Forget", música do Pearl Jam de 2000] são descaradamente 'Blue Red and Grey'. Depois disso, eu senti que tinha que fazer mais um monte de músicas [com ukulele] para compensar o fato de que aquela tinha 30 segundos de plágio [risos]. Agradeci Pete [Townshend] muitas vezes, mas eu provavelmente deveria enviar a ele alguma grana, ou um ótimo ukulele. Acho que estou devendo isso a ele", brincou Vedder.
Além do lançamento de Ukulele Songs, Vedder também está ocupado com as comemorações do aniversário de 20 anos do Pearl Jam, que incluem relançamentos de material de arquivo, o documentário Pearl Jam Twenty, dirigido por Cameron Crowe, e um festival de dois dias no estado de Wisconsin. No entanto, isso tudo não é motivo para que o músico entre de cabeça na nostalgia dos anos 1990.
"Sinto que temos que manter nosso foco no que vem pela frente. Ficar nostálgico é como pegar um desvio e parar a viagem para comer um sanduíche. Depois você tem que voltar para a estrada. Não quero passar o resto da minha vida na loja de conveniência", declarou, contanto que esta é uma das maiores motivações da banda para gravar um novo álbum. De acordo com o vocalista, a banda já tem 25 demos prontas.
Cat Power e Glen Hansard, do The Frames e do Swell Season, fazem participações em Ukulele Songs. Vedder lança também um DVD ao vivo, chamado Water on the Road.
Cat Power e Glen Hansard, do The Frames e do Swell Season, fazem participações em Ukulele Songs. Vedder lança também um DVD ao vivo, chamado Water on the Road.
0 COMENTE AQUI:
Postar um comentário