domingo, 26 de junho de 2011

As 18 Regras Básicas Pra se Comandar uma Gravadora em 2011


  1. Demita todo o seu departamento de vendas, se você ainda tiver alguém nele. Eles estão tornando-se rapidamente obsoletos, como um disquete num mundo com Internet.
  2. Aceite que o CD é um formato morto e planeje AGORA um futuro sem eles. Na melhor das hipóteses, os CDs vão terminar seus dias como souvenires para os fãs mais cabeças-duras dentre os mais fanáticos, tal qual o vinil hoje em dia.
  3. Cancele seu contrato de distribuição com gravadoras maiores, consórcios de selos ou grandes lojas de varejo. Administre todas as vendas físicas direto de sua sede através de sua loja online. Acordos de distribuição ainda têm valor, mas é bem limitado, e o valor não vai durar muito. Assine um novo contrato de distribuição SEM EXCLUSIVIDADE para VENDAS FÍSICAS NO VAREJO somente para aproveitar o que resta de dinheiro desse tipo de canal [2 a 3 anos, no máximo].
  4. Registre-se junto ao TuneCore para colocar seus artistas no iTunes, Amazon, etc. Administre toda a distribuição digital de dentro de sua sede.
  5. Feche seu escritório na parte central e badalada da cidade. Arrume um espaço ultra – barato em um barracão nos subúrbios ou numa área industrial da cidade.
  6. Assine contratos de total abrangência de atividades comerciais, ou alguma variação disso [180, 270, como você quiser]. Para se dar bem no mundo de hoje, você tem que ter direitos de merchandise. Pense nisso não como uma gravadora metendo a mão nos direitos de uma banda, mas agindo mais como um empresário do que um selo propriamente dito.
  7. Confeccione uma loja online robusta e fácil de usar para todos os produtos físicos de sua banda, incluindo CDs, vinis e camisetas. Use o espaço de seu escritório como estoque e efetue todo o despacho direto da sede. Delegue as tarefas de envio e despacho para os estagiários.
  8. Lance álbuns digitalmente no mesmo dia ao redor do mundo inteiro. Fim da história. A internet é global; lide com isso. Se o lançamento de um produto físico está emperrado devido à confecção, marketing, ou outros pepinos, certifique-se de que o produto esteja disponível digitalmente EM TODO CANTO no momento que o produto físico aparecer.
  9. Compre uma máquina de silkagem de camisetas. Execute toda a silkagem de camisetas de pedidos pequenos e de médio porte direto da sede. Isso se pagará dentro de alguns meses.
  10. Deixe as bandas maiores para empresas maiores, mas contrate um promotor de eventos para trabalhar com as bandas menores e casas noturnas menores. Sair em turnê nesse nível da carreira é crucial para desenvolver bandas, e um promotor é o jogador mais importante no cenário musical da atualidade.
  11. Contrate alguém cujo ÚNICO trabalho seja administrar a presença do selo na web [para selos maiores, contrate uma equipe]. Essa pessoa deve ter um profundo entendimento de tecnologia básica de internet, tendências emergentes da rede, práticas eficazes em redes sociais e publicidade online.
  12. Crie e gerencie contas em todas as grandes redes sociais para cada uma de suas bandas, para aquelas bandas que já não as tem. Delegue a atualização diária dessas contas para estagiários. Não desperdice o tempo de ninguém desenhando ou atualizando o MySpace. Manter atualizações musicais e sobre turnês é suficiente, caso os fãs queiram parar pra olhar.
  13. Não desperdice tempo e dinheiro criando sites .com para suas bandas. Ninguém os visita.
  14. Contrate um designer gráfico fixo pra trabalhar na sede.
  15. Crie ofertas exclusivas e limitadas para pré-venda.
  16. Tenha um jornalista fixo, mas não seja fechado a contratar alguém de fora para certos projetos.
  17. Não espere obter lucro do primeiro lançamento de nenhuma banda.
  18. Não espere fazer muito dinheiro, ponto final. Espere uma vida modesta. A real é essa: os bons tempos já se foram

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