terça-feira, 24 de abril de 2012

Joe Satriani: histórias de sua turnê com Mick Jagger

Essa semana, JOE SATRIANI, um dos mais respeitados e inovadores guitarristas do planeta, lança um show, "Satchurated: Live In Montreal” em DVD e Blu-ray. O filme, dirigido por Pierre & François Lemoreaux, tem versão 3D «nos dois formatos» e já pode ser encomendado pela internet.

Falando com o site Noisecreep, da AOL, ‘Satch’ recapitulou um período especial de sua carreira: excursionar com MICK JAGGER, o seminal vocalista dos ROLLING STONES. O que segue abaixo é uma tradução desse trecho do papo:

Joe, você pode nos contar sobre a turnê que você fez com MICK JAGGER em 1988? Aquilo foi especial pra você, não foi?

Algumas das memórias mais fantásticas que eu tenho na vida – e na verdade possivelmente aquilo pode ter salvado minha carreira. Imagine um acontecimento aleatório que você nunca esperava que fosse acontecer. Eu estava em minha primeira turnê solo, tentando bolar um jeito de tocar ‘Surfing With The Alien’ em frente a uma platéia. Estávamos perdendo muito dinheiro também, cerca de oito mil dólares por semana, tocando dois shows em bares toda noite. Eu estava acabado. Então eu ia cancelar a turnê e pensar em outra coisa. Daí eu recebo uma ligação para um teste para uma turnê solo de Mick Jagger. Eu acabo conseguindo a vaga e daí, BAM – do nada eu fui da total obscuridade pra um mundo de tapetes vermelhos em frente de mim a todo momento. Foi insano.

Como isso ajudou a sua carreira solo?

Foi Mick. Veja bem, ele não somente era o astro do rock absoluto que eu sempre sonhei que ele fosse – mas ele também era engraçado, imprevisível, incrivelmente cool, aberto, e uma das pessoas mais generosas que eu já conheci. Ele me disse, “a minha equipe é a sua equipe – use todos meus recursos para ajudar a promover seu disco enquanto nós estamos em turnê. Use essa sala privada para entrevistas – use essas pessoas pra ajudarem você.” Ele me deu um baita tempo solo no show. Ele era desapegado e completamente entusiasmado em me ajudar com o MEU sucesso como artista solo. Ele me dizia o tempo todo, “Você tem que ir até o fim – você tem que tirar vantagem de qualquer coisa que puder conseguir, e mais importante, se relacionar com a plateia.” Eu aprendi tanto com Mick Jagger e ele realmente permitiu que eu me estabelecesse como artista solo.

Qual a coisa mais importante que você aprendeu de Mick Jagger?

Estando no palco com ele toda noite, eu nunca deixei de apreciar que esse é um cara que sempre está tentando mais duro do que todos nós fazer um grande show para o público. Nós tínhamos uma banda de 11 músicos, então se alguém quisesse dar uma relaxada, era fácil de cobrir. Mas daí Mick passava correndo por você, dando 100%, 100% do tempo, e você se apercebia de que, se ele estava fazendo aquilo, nós todos tínhamos que fazer a mesma coisa. Ele me arrastava pros canhões de luz com ele, de modo que porções diferentes da platéia pudessem me ver. Ele ama seu público, e se foca em agradá-los – é isso que eu acho que foi a coisa mais importante que ele me ensinou – ser grato àqueles que vêm te ver tocar – e trabalhar tão duro quanto você possa para satisfazê-los.

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário