sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

iTunes Plus: Se for tudo isso, temos muito a ganhar



Engenheiros de mixagem, produtores e engenheiros de masterização têm se encontrado diante de um dilema já faz alguns anos. Trata-se de ‘Os arquivos digitais destinados para distribuição pela Internet deveriam ser masterizados separadamente?’ Essa tem sido uma ferida aberta para muitos dos profissionais de masterização, alguns que acreditam que um master separado é obrigatório, enquanto outros sentem que um MP3 ou um AAC feito de um master bem-realizado é mais do que suficiente.

Parece que a Apple finalmente tornou a decisão para todos nós, já que eles acabaram de lançar suas diretrizes para masterização do conteúdo do iTunes. Ficamos sabendo disso através de um e-mail do lendário engenheiro de masterização Bob Ludwig do Gateway Mastering, e quem acreditamos ter sido uma ferramenta para a Apple organizar sua masterização.

Dentre as coisas que as diretrizes recomendam, estão:

Sempre use o arquivo de maior resolução disponível. Isso quer dizer que seu projeto começou em 96kHz/24 bit, é isso que você deveria enviar para o iTunes para encodamento.

Compressão extrema de uma faixa para torná-la tão alta quanto possível na verdade trabalha contra você. Isso por causa de um circuito chamado Sound Check no iTunes [tem nomes diferentes em players e serviços diferentes] que permite ao ouvinte ouvir todas as canções no mesmo nível. Um master altamente comprimido na verdade joga o volume pra baixo, então ele soa chocho e sem punch. Esse é um mantra que Bob e muitos outros engenheiros de masterização têm entoado por muito tempo.

É melhor deixar um dB mais ou menos de reserva dinâmica quando masterizar um arquivo online com dados comprimidos como um AAC ou um MP3, tal como já descrito nas obras ‘The Mastering Engineer’s Handbook’ e ‘Mixing And Mastering With T-Racks’. Alguns codificadores entregam um sinal meio quente, e a masterização a -1 ou – 2dB ao invés de -.1 dB pode tornar a diferença entre os dois distorcida ou não.

Velocidade de tráfego está se tornando um problema cada vez menos, então a compressão de dados está se tornando cada vez menos necessária. Isso quer dizer que arquivos de tamanho maior e maior fidelidade serão uma questão bem menos relevante no futuro. É por isso que a Apple está acelerando seu formato de alta-resolução AAC PLUS. Em breve, será mais e mais possível ouvir seus arquivos gloriosos em alta-definição do modo que eles foram concebidos.

A Apple já chegou a disponibilizar um conjunto de ferramentas para engenheiros de masterização ou qualquer pessoa que planeje distribuir via iTunes. Isso de modo que você possa monitorar seu arquivo antes de enviá-lo para o iTunes e determinar como ele soará. Esses utilitários incluem:

Master para Droplet de iTunes: O masterizador de Droplet para o iTunes é uma ferramenta de ‘arrasta-e-solta’ simples que pode ser usada para encodar seus masters para o formato do iTunes Plus [a versão de alta resolução do iTunes].

Afconvert: a linha de comando do Afconvert pode ser usada para encodar seus masters no formato iTunes Plus.

Afclip: A linha de comando do afclip pode ser usada para verificar o nível de distorção de qualquer arquivo de áudio.

AURound Trip AAC Audio Unit: A unidade de áudio AURound Trip AAC pode ser usada para comparar um arquivo no formato iTunes Plus ao arquivo na fonte original.

A propósito, você precisa ter pelo menos um Mac OS 10.6.8 para executar essas ferramentas. Se você tem qualquer coisa a ver com a distribuição via iTunes, certifique-se de que você está seguindo as diretrizes de masterização do iTunes.

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